Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ex-deputado Aloysio Pereira morre dormindo e será velado hoje à tarde

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Ex-deputado Aloysio Pereira morreu nesta quinta-feira, 25 de maio, e seu corpo será velado a partir das 15 horas na Central São João Batista, no Centro de João Pessoa. Ele tinha 95 anos e estava bastante debilitado. Segundo seu filho, José Pereira Lima Neto, que morava com o pai, o ex-parlamentar era diabético e hipertenso, havia se submetido a sete cirurgias, portava um marca-passo, recebeu cinco stents e sofreu também com um câncer de próstata.

“Ele já vinha com a saúde frágil e hoje morreu dormindo, em casa. Sem sofrimento. Deixou um vazio imenso em todos nós”, disse José Pereira ao ParlamentoPB.

O sepultamento será realizado às 10 horas desta sexta-feira, 25, no Cemitério Senhor da Boa Sentença, no Varadouro.

Aloysio Pereira Lima era médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1948. Ao longo da carreira profissional, ocupou importantes cargos, como Assistente Técnico do Hospital dos Servidores, no Estado do Rio de Janeiro (1949), Delegado do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado, em Recife – PE (1955), compôs a direção do Hospital Alcides Vieira Carneiro, em Campina Grande – PB (1956), Primeiro Secretário da Associação de Casas de Saúde e Hospitais da Paraíba, Fundador da Associação Médica do Estado da Paraíba, Membro do Conselho de Administração Hospitalar Napoleão Laureano, Diretor Suplente da Fundação Laureano, Membro da Diretoria Lyons Clube, em Campina Grande e Presidente da Lyons Club, em João Pessoa. Em 1979, à convite do então governador Tarcísio Burity, assumiu o cargo de secretário de estado da saúde, onde, entre dezenas de ações, construiu quatro hospitais (Catolé do Rocha, Sousa, Pedras de Fogo e Princesa Isabel); Dr Aloysio ficou até 1982.

Eleito para o cargo de deputado estadual em 1958, ocupou a cadeira na Casa de Epitácio Pessoa por seis legislaturas: 1958, 1962, 1966, 1982, 1986 e 1990. Na ALPB, foi membro de várias comissões técnicas e presidente da Comissão de Saúde por duas vezes. Autor de inúmeros projetos nas áreas de Educação, Saúde, Eletrificação, Abastecimento d’água e Estradas, foi também autor da propositura que resultou na emancipação política das cidades de Água Branca, Tavares e São José de Princesa. No âmbito partidário, foi membro estadual dos partidos PFL (hoje DEM), PSD, MDB e PMDB. Reconhecidamente, um político de destaque, recebeu importantes homenagens, entre elas, a Medalha Epitácio Pessoa (ALPB, 2008), Medalha Constituição Cidadã Ulisses Guimarães (ALPB, 2009), Título Fundador Emérito da Academia Paraibana de Medicina ((2010), Título Personalidades 2011 (Princesa AM 970), Comenda Natália do Espírito Santo (CMPI) e Medalha Ad Meritum Felipe Kumamoto (2011).

Em 2014, Dr Aloysio selou o apoio do grupo político à reeleição do governador Ricardo Coutinho; em 2016, participou ativamente da campanha eleitoral que elegeu Ricardo Pereira para o cargo de prefeito de Princesa Isabel. Atualmente residindo na capital paraibana, Dr Aloysio visita frequentemente a terra natal e, aos amigos, ao chegar à Princesa, repete a seguinte frase: “Meu coração bate mais forte quando avisto minha terra querida!”

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

tales-almeida-presidio

Exoneração do diretor do presídio de Cajazeiras é publicada; Tales Alves segue preso

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta