Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Encontro da Unesco começa nesta quarta-feira em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O XX Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas à Unesco (PEA- Unesco) reunirá mais de 300 educadores de todo o Brasil e de outros países em João Pessoa a partir desta quarta-feira, 8. O evento contará com uma programação com diversas palestras que abordarão discussões atuais e relevantes para o setor e será realizado no Hotel Tambaú. Esta é a primeira vez que o estado recebe o evento cuja abertura oficial acontecerá às 19h, no auditório Sérgio Bernardes.  
 
O objetivo fundamental do Programa de Escolas Associadas à Unesco é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz, da diversidade cultural e a sustentabilidade. Por isso, o Programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela Unesco-ONU, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania.
 
De acordo com a coordenadora nacional do PEA, Myriam Tricate, o Programa da Unesco brasileiro tornou-se um dos mais respeitados em todo o mundo reunindo escolas públicas e privadas de alto reconhecimento público ou mais importantes em seus contextos locais, que trabalham com crianças e adolescentes nas mais diversas orientações pedagógicas.
 
“No Brasil contamos com 220 escolas associadas, em todas as regiões, e nos últimos anos o programa vem consolidando-se e ampliando seu espaço de atuação no país e no exterior. O Encontro Nacional representa o grande momento de troca de experiências e de formação das escolas, com a participação de diretores e coordenadores”, explicou Myriam.
 
Na Paraíba, a única escola integrada ao Programa, e que possui o selo da Unesco, é o Colégio Motiva. A escola será a anfitriã do evento em nosso estado. “Esperamos sediar um Encontro com a mesma qualidade de outros que aconteceram anteriormente, além de tudo a escola anfitriã é responsável por apresentar a cultura e as riquezas das tradições locais para o público presente”, comentou Carlos Barbosa, coordenador estadual do Programa de Escolas Associadas à Unesco e diretor geral do Colégio Motiva.
 
Palestras de destaque– Uma das características do evento é a qualidade das conferências que contemplam temáticas relevantes e atuais dos desafios da educação em todo o mundo. Um dos destaques desta edição é a presença de Brian Perkins, diretor da Escola de Formação de Professores da Columbia University, de Nova York, considerado um dos maiores estudiosos do impacto do clima escolar no aprendizado.
 
Além de Perkins, estarão presentes o filósofo Clóvis de Barros Filho (USP), o pesquisador Álvaro Chrispino (UFRJ) e o empresário Claudio Sassaki, criador da startup Geekie, e um dos nomes mais atuais das discussões sobre a necessidade da reformulação da forma de ensino. Outro destaque da programação é a da advogada Patrícia Peck que abordará as relações de exposição na internet.  
 
O XX Encontro Nacional das Escolas Associadas à Unesco é uma realização do PEA-Unesco, com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Colégio Motiva. 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

tales-almeida-presidio

Exoneração do diretor do presídio de Cajazeiras é publicada; Tales Alves segue preso

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”