Em votação paralela, servidores do MPPB “elegem” João Geraldo para procurador-geral de Justiça

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Pela vontade da maioria dos servidores da instituição, o próximo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para o biênio 2019-2021 será o promotor de Justiça João Geraldo Barbosa, atual titular da Promotoria do Patrimônio Social de João Pessoa. Ele ficou em primeiro lugar, com 49% dos votos, na eleição paralela realizada na última sexta-feira (26). A eleição oficial, votada por promotores e procuradores de Justiça, acontece nesta segunda-feira (29).

A eleição paralela foi promovida pelo Sindicato dos Servidores do Ministério Público da Paraíba (SindSemp-PB) e 161 trabalhadores da instituição compareceram à votação. Cada um deles tinha direito de votar em até três nomes dos quatro candidatos oficializados que estão na disputa à lista tríplice. O promotor João Geraldo obteve 79 dos 161 votos possíveis.

Os demais candidatos registraram a seguinte votação: Francisco Seráphico da Nóbrega, em segundo lugar, com 75 votos (46,5%); Antônio Hortêncio Rocha Neto, em terceiro lugar, com 69 votos (42,8%) e Francisco Bergson Formiga, em quarto lugar, com 40 votos (24,8%).

Visando a eleição oficial prevista para esta segunda-feira, na mesma última sexta-feira a comissão eleitoral fez o lacre das urnas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) ao MPPB para o pleito. Por ordem de inscrição, quatro promotores de Justiça são candidatos: João Geraldo Barbosa, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho (que concorre à recondução no cargo), Antônio Hortêncio Rocha Neto e Francisco Bergson Formiga.

Três urnas foram lacradas pelo presidente da comissão eleitoral, o procurador de Justiça Doriel Veloso, e pelo secretário da comissão, o promotor de Justiça Cláudio Antônio Cavalcante, sendo duas delas eletrônicas (uma de contingência) e uma de pano (que só será usada em caso de falha das duas primeiras).

Na segunda-feira, as urnas serão instaladas no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa, onde será iniciada a eleição às 8h, com término às 16h. São 211 integrantes do Ministério Público da Paraíba, entre promotores e procuradores de Justiça, aptos a participar da eleição plurinominal (em que cada membro poderá escolher até três candidatos). Os três nomes mais votados serão encaminhados ao governador da Paraíba, João Azevêdo, para que ele defina quem vai comandar a instituição no próximo biênio. Para ser candidato, o membro do MPPB deve estar em exercício na instituição há, pelo menos, cinco anos, e com mais de 30 anos de idade.

Voto de aplauso

O promotor João Geraldo já disputou a lista tríplice em outras eleições passadas. Uma delas foi em oposição ao ex-procurador-geral de Justiça e hoje desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.

Mesmo sendo adversários “políticos” nas disputas ministeriais, em fevereiro deste ano, Oswaldo Trigueiro apresentou um voto de aplauso (aprovado pelo Pleno do TJPB) a João Geraldo pela autoria do ‘Projeto Direito de Ir e Vir’, destacando “a transformação social rápida” promovida pela ação e ressaltando o “trabalho brilhante” de João Geraldo.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Luiz Couto divulga R$ 3 bilhões em emendas e garante ser candidato à reeleição

Operação do Gaeco prende defensor e assessor suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas na Operação Integridade

PF monitorou encontro de prefeito eleito de Cabedelo e outros investigados em operação

Anteriores

CNJ

CNJ restaura alienação fiduciária plena e impulsiona setor imobiliário

IMG-20231230-WA0087

Sabadinho Bom terá chorinho e samba com saxofonista Gilbert Monteiro

aaas

Decisão da Justiça proíbe participação de bodes em competições na Festa do Bode Rei

operacaoverao

Trade turístico divulga nota de apoio a ordenamento da orla de João Pessoa

a3a348f8-daef-4e0b-ade7-03f3e79a4488

Governo da Paraíba recebe mais uma vez o Selo de Mérito em Habitação de Interesse Social

Marcos-Vinicius-1068x713

Marcos Vinícius celebra conquista do ‘Selo Ouro’ pela Rede Municipal de Ensino de João Pessoa

529a3805-2ac2-4756-acfe-3cd42476e32e-2048x1366-1 (1)

Deputado Eduardo Carneiro é eleito vice-presidente da Unale

24b3c71f-3cec-4214-bb3c-ca499f3c2ef2

Sefaz-PB recebe prêmio nacional pela implantação de sistema de monitoramento de cargas

3c33c390-844c-4bab-b0fd-8b311b5a9549

Três pessoas são detidas e dois veículos são recuperados pela PRF na Paraíba

noname

Justiça ordena que Antônia Fontenelle remova vídeo sobre influenciador Hytalo Santos