Diretor-geral da Aneel, André Pepitone é homenageado na ALPB

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone, foi agraciado nesta quarta-feira (11) com o Título de Cidadão Paraibano e com a Medalha do Mérito Legislativo Senador Humberto Lucena, duas das maiores honrarias do Poder Legislativo Estadual da Paraíba. A entrega aconteceu em sessão solene na Assembleia Legislativa da capital João Pessoa.

Na cerimônia, Pepitone agradeceu as honrarias recebidas. “Guardarei o título de Cidadão da Paraíba como um troféu, uma valiosa recompensa, entre as mais preciosas conquistas de minha vida. Ele será, para sempre, um estímulo ao trabalho, ao amor por esta terra e à perseverança no caminho do bem, da retidão e da honradez”, afirmou.

O diretor-geral da ANEEL destacou na solenidade o potencial do estado da Paraíba para o desenvolvimento de uma matriz energética limpa e sustentável. “Considerado um dos melhores pontos de irradiação solar do Brasil, este Estado é uma enorme potência para a geração de energia limpa no nosso país. Tenho orgulho de haver contribuído para a expansão do seu parque industrial. O Setor Elétrico vai aqui investir, até 2026, mais de R$ 10 bilhões nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, com grande destaque para as usinas solares e eólicas.”

A concessão do Título de Cidadão Paraibano (Lei nº 12.197/2010) foi uma proposta de autoria do deputado Jutay Menezes. O parlamentar explica que a homenagem é um reconhecimento do estado da Paraíba à atual gestão da ANEEL. No documento o deputado afirma que “o trabalho da Agência é pautado em entregas concretas para a sociedade, regras claras e transparentes que transmitem segurança e confiança aos consumidores de energia elétrica e aos agentes de mercado, além de garantir melhoria da qualidade dos serviços, ampliação da oferta e, o maior desafio, a desoneração tarifária”.

Por seus relevantes serviços prestados ao estado da Paraíba, Pepitone também recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Senador Humberto Lucena, proposta pela deputada Pollyana Dutra. Pollayana é, ainda, co-autora da propositura que concede a Medalha de Epitácio Pessoa, ao diretor-geral da Agência.

A Medalha de Epitácio Pessoa será entregue em outro momento, ainda a ser definido. Na justificativa, a deputada em co-autoria com o deputado Ricardo Barbosa, defende a condução de Pepitone, na tomada de medidas estruturantes para desonerar a tarifa de energia dos brasileiros. Isso inclui “acordos com bancos, redução de subsídios e alocação mais eficiente de custos”, afirma. Os parlamentares também destacaram os avanços na modernização do setor elétrico, o reconhecimento internacional e a regulação voltada para resultados e investimentos.

Na solenidade também estiveram presentes prefeitos, deputados, vereadores, representantes da Agência Conveniada da Paraíba- ARPB, do judiciário, da Academia Paraibana de Letras e da família do homenageado.

Perfil — Nascido em Alagoas, mas filho e neto de paraibanos, André Pepitone foi contemplado com o prêmio Personalidades do Ano de 2021, pelo Global Council of Sustainability & Marketing e o Fórum das Américas. Assumiu a gestão da Aneel em 2018 tendo como destaque os enfrentamentos dos efeitos econômicos da pandemia de 2020
e da crise hídrica de 2021.

Na gestão do diretor-geral, a ANEEL teve reconhecimento da Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE) — para quem a Agência está a um passo de se tornar uma reguladora de referência mundial. A ANEEL também foi reconhecida em relatórios das duas principais agências de avaliação de risco do mundo, a Standard & Poor’s e a Moody’s.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.