Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Deputados e senadores paraibanos tomam posse nesta sexta-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza nesta sexta-feira (1º) sessão Solene de Posse dos Deputados Estaduais eleitos para a 19ª Legislatura, que compreende o quadriênio 2019/2022. A sessão terá início às 9h30 e acontecerá no plenário Deputado José Mariz, no prédio sede do Poder Legislativo paraibano. Logo após a posse, os deputados elegem a mesa diretora para o biênio 2019/2020. A data e o horário são estabelecidos pelo Regimento Interno da casa. Também serão empossados nesta sexta os paraibanos eleitos para a Câmara Federal e o Senado.

Na Assembleia Legislativa, segundo o Regimento Interno da ALPB, a mesa diretora é o colegiado que dirige os trabalhos legislativos, composto de pelo menos três membros efetivos: presidente e 1º e 2º Secretários. A eleição do presidente acontece com votação secreta e pelo, de acordo com o Regimento, mesmo sendo uma nova legislatura, quem conduz os trabalhos é o antigo presidente, caso tenha sido reeleito.

Como o deputado Gervásio Maia, que atualmente preside a Casa, foi eleito para uma vaga na Câmara Federal, onde será empossado também nesta sexta, quem vai presidir a sessão de posse da nova legislatura é o deputado Adriano Galdino, segundo informações do cerimonial da Assembleia.

É que segundo o RI, Pois no Regimento Interno da Assembleia, caso o presidente atual não tenha sido reeleito ao cargo, um outro deputado que já tenha ocupado o cargo de presidente poderá presidir a sessão, no caso Adriano Galdino.

Na condução da solenidade de posse, Adriano Galdino deve convocar dois outros deputados, de preferência de partidos diferentes, para servirem de Secretários e proclamará os nomes dos deputados diplomados. Durante a solenidade, os deputados ainda “prestam o compromisso” com as Constituições Federal e Estadual.

Eleição da Mesa
Logo a pós a posse tem início o processo de eleição da mesa diretora, que acontece mediante voto secreto e pelo sistema eletrônico.

Caberá ao deputado Adriano Galdino decidir se vai continuar na presidência do processo, uma vez que ele disputa o cargo de presidente da Casa.

De acordo com o regimento, a eleição termina se um dos candidatos alcançarem pelo menos 19 votos (maioria absoluta). Se for preciso fazer uma nova tentativa, elege-se o candidato que tiver o maior número de votos (maioria simples) entre os concorrentes. A proclamação do resultado final é feita pelo presidente da Casa e, em seguida, ocorre a posse imediata dos eleitos para compor a mesa.

A expectativa é que os deputados Adriano Galdino e Hervázio Bezerra sejam eleitos para presidência da Casa para o primeiro e segundo biênio, respectivamente.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais