Deputado Rodrigo Soares defende Dutra para Presidente Nacional do PT

Neste final de semana, o deputado estadual Rodrigo Soares (PT) participou em São Paulo da plenária nacional da corrente interna do PT Construindo um Novo Brasil (CNB), onde representantes dos 27 estados brasileiros debateram a conjuntura nacional, o governo e as eleições 2010. 

A plenária faz parte da mobilização e organização da corrente interna do Partido dos Trabalhadores – Articulação / Construindo um Novo Brasil (CNB) –  para as eleições diretas que definirão as direções do PT nos municípios, nos estados e no Brasil. Na plenária, foi apresentado e apoiado por Rodrigo, o nome do ex-senador por Sergipe, José Eduardo Dutra, como candidato a presidente nacional do PT pela corrente CNB.

“Foi um momento importante onde avaliamos a conjuntura nacional, o avanço do país rumo a um projeto de nação que coloque o Brasil como um país desenvolvido, uma das potências mundiais em termos de economia e de inclusão social. Também teve destaque a necessidade de avançarmos para consolidar a vitória das forças democráticas e populares nas eleições de 2010”, afirmou o deputado Rodrigo Soares.

Para o parlamentar, “se deve ter uma direção nacional do PT que dê continuidade ao trabalho feito pelo atual Presidente Ricardo Berzoini, prezando o diálogo com as diferentes correntes internas, construindo a unidade partidária e, sobretudo, com a postura de dialogar com os partidos da base do governo Lula, garantido o avanço na agenda de mudanças que passa o país”, afirmou.

A plenária nacional do CNB teve início na sexta-feira (5). Estiveram no centro do debate no primeiro dia a construção da unidade partidária, da política de alianças para 2010 e do programa de governo da candidatura presidencial. Participaram da mesa de debates o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini; o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci; o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP); o chefe de Gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho; o assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia; e o ex-ministro José Dirceu.

Aliança– Durante a plenária, Berzoini destacou o acerto das políticas governamentais contra a crise econômica e falou das pesquisas de opinião que avaliam positivamente o governo e o PT. “Temos e aproveitar esse momento para dar coesão à base governista, consolidando o sentimento de que o projeto viável é o projeto comandado por Lula, com continuidade na pessoa da ministra Dilma”, afirmou Berzoini. Ele aproveitou para reafirmar a resolução aprovada pelo Diretório Nacional do PT, no mês passado, que coloca a sucessão presidencial como prioridade na política de alianças para 2010.

Na mesma linha foi o ministro Luiz Dulci. “A prioridade é candidatura à presidência. Devemos trabalhar para que a aliança nacional se repita nos Estados”. Dulci fez um detalhado balanço das políticas governamentais que prepararam o Brasil para o enfrentamento da crise econômica e tornou o país um dos menos afetados pelo problema, com condições de se recuperar antes que os demais.

O ex-ministro José Dirceu fez um balanço dos avanços obtidos nos dois mandatos do presidente Lula e dos desafios para o próximo governo, entre eles o aprofundamento da reforma do Estado, a questão agrária, reforma política e temas setoriais como cultura e juventude. A exemplo dos demais debatedores, ele também defendeu que a priorização, na estratégia de 2010, devam ser a campanha presidencial e o aumento das bancadas na Câmara e no Senado.

Dutra Presidente – No segundo dia da plenária nacional, a CNB debateu o processo de elaboração da tese e de construção das chapas para a disputa do PED 2009. No encerramento da Plenária Nacional, o ex-senador José Eduardo Dutra foi aclamado candidato da corrente para disputar a Presidência do PT. Além de senador por Sergipe, Dutra foi presidente da Petrobras e atualmente comanda a BR Distribuidora. A busca pela unidade interna – tanto da corrente como do partido – esteve no centro dos debates e foi apontada como fundamental para a disputa de 2010, quando estará em jogo a continuidade do projeto de transformação do Brasil iniciado no governo Lula.

Além do deputado Rodrigo Soares, participaram da plenária nacional do CNB pela Paraíba o deputado Luiz Couto, o sindicalista Almir Nóbrega, Eduardo Bahia de Campina Grande, além dos assessores parlamentares Zizo Mamede e Carlos Alberto.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.