O deputado federal Luiz Couto (PT/PB) recebeu uma carta de gratidão da Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo. A carta em agradecimento ao deputado se deu em virtude do apoio do deputado que convocou uma sessão solene da Câmara dos Deputados para homenagear o Centenário do estabelecimento da Fé Bahá’í no Brasil.
A Fé Bahá’í é uma religião monoteísta independente, estabelecida em mais de 100.000 localidades em países e territórios do mundo, fundada por Bahá’u’lláh. Ela preconiza o princípio da unidade de Deus como base fundamental de seus ensinamentos.
No Brasil, a comunidade Bahá´í atua envolvendo 7.500 atividades em todo o país, com mais de 22 mil participantes. A comunidade bahá’í brasileira é um reflexo da diversidade do Brasil, composta por pessoas de diferentes origens”, A sessão teve como objetivo considerar a importância e o significado dos princípios e ensinamentos bahá’ís para o Brasil e celebrar o centenário, que ocorreu em 2021, mas devido à pandemia da Covid-19 não foi possível ocorrer esta homenagem. A Fé Bahá’í desempenha um papel vital na construção de uma sociedade mais justa e unida.
A propositura da sessão foi para mostrar o trabalho que os integrantes da comunidade Fé Bahá’í faz no Brasil. Eles trabalham nas regiões ribeirinhas da Amazônia, em aldeias indígenas, nas grandes capitais e em cidades do norte ao sul, do leste ao oeste, ao lado de outras organizações e amigos de diferentes raças, classes sociais e crenças, empenhados em criar uma nova sociedade baseada no princípio da unicidade da humanidade.
A Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo, destacou a importância da Sessão que aconteceu no último dia 16 de outubro.
“A solenidade foi um marco na história da comunidade bahá´í brasileira. Naquela oportunidade, foi possível explorar a importância e o significado de princípios como a defesa da dignidade humana, a potência e o protagonismo de populações historicamente vulnerabilizadas, o repudio à cultura da violência, a centralidade do conhecimento na transformação da realidade e a busca do consenso e coesão social. Tais princípios foram abordados à luz dos desafios sociais do Brasil e da experiência crescente da comunidade bahá,í para traduzi-los em ação. Nesse sentido, a sessão honrou a história desta jovem Fé no país marcada pela promoção da justiça social dedicação ao bem comum. Nossa história deve nos inspirar a fazer mais e melhor”, diz trecho da carta.
O deputado Luiz Couto falou que a Comunidade Bahá,í “alenta a esperança de que possamos seguir juntos trilhando um caminho efetivo de paz para o mundo e que as pessoas vivam em união e harmonia”. Ele também agradeceu pela carta recebida e enfatizou seu compromisso com todas as pessoas que promovem o bem comum.
Sessão solene na Câmara Federal sobre o centenário da Fé Bahá’í no Brasil