Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Convenções partidárias podem ser realizadas a partir de hoje; veja datas já definidas na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A partir de hoje (20), as convenções partidárias para escolha dos candidatos às eleições de outubro estão autorizadas pela Justiça Eleitoral. Os eventos internos das legendas marcam a oficialização da disputa eleitoral e devem ser realizados até 5 de agosto.

Pela legislação eleitoral brasileira, os candidatos precisam estar filiados a um partido político. Mas, diante do grande número de filiados que pretendem concorrer, as legendas precisam realizar eleição interna para ocupar as vagas que estarão em disputa.

Após as convenções, partidos e federações poderão registrar as candidaturas dos escolhidos na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.

O registro dos candidatos à presidente da República e vice-presidente deverá ser feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Já os candidatos aos cargos de governador, senador, deputado federal, estadual e distrital deverão solicitar os registros nos tribunais regionais eleitorais (TREs).

A partir do dia 16 de agosto, os candidatos estão liberados para fazer propaganda eleitoral na internet e nas ruas. Até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, está liberada a realização de caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação. O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Chapas majoritárias na Paraíba

Na Paraíba, a primeira convenção a ser realizada será a do PSTU, marcada para o dia 23 de julho, para homologar as candidaturas ao governo de Antônio Nascimento e de Alice Maciel, para vice-governadora.

O PRTB, que tem como candidato para o governo o ex-deputado Major Fábio, realiza a convenção no dia 28. O nome do vice ainda não foi definido. O candidato ao Senado do partido é o Pastor Sérgio Queiroz.

O PSDB fará convenção unificada com o União Brasil no dia 31 para o lançamento da candidatura de Pedro Cunha Lima ao governo e de Efraim Filho ao Senado. O nome do candidato a vice-governador ainda não foi definido.

A convenção do PSB, do governador João Azevêdo, que tenta a reeleição, será no dia 5 de agosto. Também não foram definidos ainda os nomes dos pré-candidatos para vice-governador e o Senado.

Os demais candidatos, a exemplo do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), ainda não oficializaram as datas das convenções.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ub (1)

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

vacinacao-contra-a-gripe-para-idosos

Paraíba amplia oferta da vacina contra gripe para toda população

fc7f10f1-5184-41b0-8fae-ca436c6623cc

Camilo Santana lança na Paraíba nesta sexta o programa Pé-de-Meia

joaovivacentro

Governador participa de abertura da Feira de Negócios “Viva o Centro”

PMATIRA (1)

PM vai a Júri por homicídio e tentativa homicídio em pizzaria de João Pessoa

hamburgada (1)

Trabalhadores da Unipão são surpreendidos com ‘hamburgada’ especial

ibgeprefs (1)

Parceria com IBGE torna João Pessoa a 1ª cidade do país a fazer cadastro conjunto de endereços

PM 12bpm

Operação da PM conduz 64 pessoas para delegacias e apreende armas de fogo

Marconi Perillo

Presidente nacional do PSDB diz que houve erro e aciona STF para anular ação contra eleição de Galdino

Cícero Lucena hoje 2

Cícero autoriza obras para reconstrução de praça no Castelo Branco e projeta bairro 100% pavimentado