Comportas de Acauã são abertas para conter enchentes

O Governo do Estado, através da Defesa Civil e da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), vai abrir às 8h30 desta sexta-feira, 15, as comportas da Barragem de Acauã. Segundo o coronel Sinval Pinheiro Borges, gerente executivo da Defesa Civil estadual, a abertura visa a contenção de enchentes do Baixo Paraíba, esperada para a estação chuvosa deste ano.

Com a abertura das comportas, a Defesa Civil alerta as populações ribeirinhas dos municípios de Salgado de São Felix, Itabaiana, Pilar, São Miguel de Taipú, Cruz do Espírito Santo, Santa Rita, Bayeux e as comunidades de Porto do Capim, Tanque, Aratu, ambas na Ilha do Bispo e Beira da Linha, no Bairro do Alto do Mateus.

A Barragem de Acauã está sangrando desde o final da tarde da quarta-feira (13). De acordo com a Defesa Civil, a lâmina de água já atinge 50 centímetros. A abertura, segundo o coronel Sinval Borges, é necessária por causa da sangria do Açude de Boqueirão, que até a manhã desta quinta-feira apresentava 1,20 metros de lâmina.

Ele informou que a Defesa Civil está monitorando todas as precipitações que ocorrem na Paraíba, como também os açudes. O órgão está com equipes de plantão para atender qualquer chamado de emergência, seja por parte da população ou por solicitação das coordenadorias municipais de Defesa Civil.

O coronel Sinval Borges garantiu que os açudes estão sangrando dentro da normalidade, sem causar transtornos. Na região do Sertão, a bacia do rio do Peixe vem aumentando o volume em conseqüência das chuvas, provocando alagamentos na cidade de Sousa.
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.