Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal visita ocupações em JP

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O déficit habitacional na Paraíba era, até 2013, de 111.895 residências, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Foi a última pesquisa nacional sobre o tema. Ainda de acordo com essa mostra, em João Pessoa esse número seria de 20,9 mil domicílios. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirma que na Paraíba, em 2015, chegava a 83% a falta de moradia para famílias que recebem até três salários mínimos. O mesmo documento diz que no estado o déficit de moradias no meio urbano era, naquele ano, de 103.738 habitações e na zona rural 13.758. O resultado disso, são prédios ocupados por famílias que não têm onde morar.

Para ver de perto essa situação, ouvir demandas e encontrar soluções para o problema, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados (CDHM) faz nesta segunda-feira (13), em João Pessoa (PB), a partir das 10 horas, uma série de visitas a ocupações.

O presidente da CDHM, deputado Luiz Couto (PT/PB) vai acompanhar a iniciativa. Na capital paraibana, a Comissão deve visitar as ocupações Mulheres Guerreiras, que foi despejada e está alojada em um ginásio, São Pedro, Colinas do Sul e Ricardo Brindeiro. Essas comunidades necessitam de apoio e de políticas públicas para o déficit habitacional para a população pobre.

Uma estimativa conservadora aponta que na capital João Pessoa, cerca de 148 famílias moram em prédios públicos ou abandonados.

Para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, a ocupação dos imóveis abandonados nas áreas centrais das cidades é resultado da omissão do Estado, que não priorizou esses espaços para cobrir o crescente déficit habitacional, optando por programas nas periferias urbanas, que afastaram a população trabalhadora da proximidade de seus empregos.

Mulheres Guerreiras

Há cerca de um ano, mais de 300 famílias ocuparam um condomínio vazio de 24 blocos com 16 apartamentos cada um. A construção, do projeto Minha Casa Minha Vida, estava abandonada há quatro anos. Foi a ocupação Mulheres Guerreiras. O grupo foi despejado em julho deste ano.

Os desabrigados da ocupação Mulheres Guerreiras vivem, hoje, através de doações e em péssimas condições de saneamento básico.

Para o deputado Luiz Couto (PT/PB), presidente da CDHM, a situação na Paraíba se repete em todo Nordeste e no Brasil.

“É um problema que reflete nossa desigualdade social. Percebemos, nos últimos anos que temos muito mais imóveis abandonados que até duas décadas atrás, por exemplo. Precisamos olhar para os imóveis abandonados e terrenos vazios, que não estão cumprindo com sua função social. A partir do momento que nós temos imóveis abandonados e temos gente querendo morar, a gente tem uma proposta que precisa ser consertada”, aponta Luiz Couto.

“Enquanto o Estado Brasileiro e suas mais diferentes instâncias não solucionam o grave problema da moradia, mais e mais famílias buscam alternativas para resolver o direito à moradia”, observa o deputado.

Roteiro de visitas a ocupações, pela Comissão de Direitos Humanos e Moradias:

Segunda-feira, dia 13 de agosto

10h – ocupação Mulheres Guerreiras que estão alojadas no Ginásio na Praça da Juventude e a ocupação na creche, no Bairro Das Indústrias.

11h- ocupação São Pedro, na comunidade Bola Na Rede

14h- ocupação no Colinas do Sul

15h30- ocupação Ricardo Brindeiro, no Altiplano

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa