Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Comissão da ALPB apresenta manual de libras para ajudar alunos surdos nas escolas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se reuniu, nesta sexta-feira (16), através do sistema de videoconferência, para apresentar o ‘Manual de Libras para Ciências: A célula e o corpo humano’, elaborado por alunos e professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Durante o encontro, também foi discutido os avanços e fragilidades da educação inclusiva no estado.

A presidente da Comissão, a deputada Cida Ramos, se comprometeu a realizar uma reunião com entidades nacionais com a presença de reitores de diversas universidades do país, para dar visibilidade ao manual elaborado pelos estudantes do Piauí. “A universidade é fundamental para o Brasil. Poder ter a universidade como aliada, para produzir conhecimento e possibilitar que o segmento da pessoa com deficiência possa ter cada vez mais autonomia, é muito importante”, disse a parlamentar.

O manual para ajudar estudantes surdos nas escolas é um material digital que contém ilustrações e uma linguagem adaptada em libras. Bruno Iles, Taiane Oliveira, Rosemary Santos e Jesus Lemos, que produziram o manual, participaram da reunião da Comissão.

“O material foi uma necessidade porque a educação precisa ser aberta a todos. Não importa sua deficiência. Nós temos que buscar uma acessibilidade, tanto pedagógica quanto humana. Precisamos nos colocar no lugar do outro. A nossa educação ainda tem muito a ser conquistada e esse manual vem ajudar na rotina pedagógica. Nós, enquanto ouvintes, temos como oferecer uma inclusão de maneira mais efetiva”, destacou Rosemary Santos.

Segundo Taiane Oliveira, a ideia era facilitar que durante as aulas eles tivessem mais facilidade em ensinar biologia. “Tentamos criar um material que fosse de fácil compreensão e facilitar a comunicação e o ensino. Eu ilustrei de forma simples para ajudar no entendimento. Um material pensado com muito carinho, pois foram dois anos e meio de preparo. Eu fico muito grata em participar dessa produção”, disse.

“O manual é de extrema importância não só para os surdos, mas também para os profissionais da educação, como os professores, os intérpretes e os instrutores de libras. Ele vai privilegiar outras áreas do conhecimento, tais como Medicina, Enfermagem e Psicologia. Áreas estas que também encontram carência de material sobre o assunto e que têm histórico de dificuldade em realizar atendimento à pessoa com surdez”, ressaltou Bruno Iles.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

WhatsApp-Image-2022-06-02-at-16.54.09-768x450

Comissão pune presidente do Conselho de Medicina na Paraíba e suspende campanha por 18 dias

bmb2024

Brasil Mostra Brasil termina neste domingo com promoções nos estandes

1720910506669302aa581b2_1720910506_3x2_lg

Atirador e participante de comício morrem durante atentado a Donald Trump nos EUA

trumptiro

Trump é retirado às pressas de comício depois de ser atingido na orelha; veja

Eliane

São João de Galante tem shows de Eliane e Banda Encantus neste sábado

Dupla é presa suspeita de assaltar bombeiro de Pernambuco na orla de João Pessoa

Dupla é presa suspeita de assaltar bombeiro de Pernambuco na orla de João Pessoa

joao azevedo, unidades habitacionais, joao pessoa

João Azevêdo entrega moradias com amplas áreas de lazer e infraestrutura a 320 famílias de João Pessoa

mulher hospital FOTO Pixabay

Menina tem aborto legal negado pela Justiça em Goiás e magistradas são acionadas no CNJ

mega sena FOTO agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 15 milhões

onibus FOTO Pixabay

Menino morre atropelado por ônibus escolar em Itabaiana