Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cida Ramos participa de discussão na OAB contra PEC 108

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A deputada estadual Cida Ramos (PSB) participou, na tarde desta segunda-feira (29), de uma Audiência Pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), com o intuito de debater a proposta de emenda à Constituição (PEC 108/2019) que acaba com a obrigatoriedade de adesão a conselhos profissionais de classe.

Cida Ramos ressaltou que na prática, a PEC fragiliza a representatividade popular por meio dos conselhos de classe. “Dentro do Estado Democrático de Direito os conselhos promovem a disciplina de determinadas profissões, cuja atividade tem grande impacto na vida da sociedade. Essa proposta traz na sua essência um ataque a mecanismo que protegem o cidadão. A fiscalização do exercício profissional não é obstáculo, mas sim instrumento de fortalecimento das atividades e dos serviços prestados à sociedade”, pontuou.

A parlamentar aproveitou para reafirmar que essa será mais uma de suas bandeiras de luta na Assembleia Legislativa da Paraíba. “Levaremos esse debate à Casa do Povo, através de uma sessão especial para que todos os deputados e deputadas possam tomar conhecimento da PEC. Coloco o mandato inteiramente à disposição de todos os conselhos, por entender que essa medida ataca toda a sociedade, por isso, iremos lutar para barrar essa nova arbitrariedade”, assegurou.

O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, salientou que o debate é necessário para que todos os conselhos de classe e a sociedade possam compreender a fragilidade que a PEC causa na democracia representativa das entidades. “A Ordem dos Advogados do Brasil tem um longo histórico de relevantes serviços prestados à sociedade brasileira em seus mais de 88 anos de existência. A proposta ceifa um dos mais importantes instrumentos de defesa da sociedade na fiscalização profissional, com o claro e único propósito de engessar e silenciar as entidades”, disse.

Entenda a PEC

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/2019, elaborada pelo governo Bolsonaro, pode levar à extinção dos conselhos profissionais ao definir que a filiação a essas entidades deve ser opcional, diferentemente da exigência atual. Na prática, a PEC levaria a uma redução significativa da arrecadação em anuidades – fonte de receita dos conselhos – inviabilizando o trabalho de regulação e fiscalização das respectivas atividades, possibilitando que profissionais antiéticos ou com formação precária fiquem livres para atuar.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido