CCJ da Assembleia aprova projeto que reconhece pipa como esporte

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou hoje de manhã um projeto de lei do deputado Wallber Virgolino que reconhece a Pipa Esportiva como modalidade desportiva no âmbito do Estado da Paraíba. A matéria ainda vai ser votada em plenário.

Pelo texto do parlamentar, a soltura de pipa como modalidade esportiva deve ser realizada em espaços destinados a esta atividade, pipódromos, ou, na falta destes, em locais situados a uma distância mínima de 1.000 metros de rodovias públicas e de rede elétrica.

A soltura de pipa com linha esportiva de competição só pode ser realizada por pessoa maior de idade ou por menor com idade acima de 16 (dezesseis) anos, devidamente autorizado pelos pais ou responsável, com inscrição em associação nacional, estadual ou municipal dedicada à pipa esportiva.

Na justificativa da proposta, Wallber explica que existe cerca de 10 mil “pipeiros” na Paraíba e que a prática carrega consigo uma identidade cultural

O parlamentar acrescenta que o reconhecimento da pipa como esporte servirá tanto para difundir a atividade, quanto para o seu fortalecimento, propiciando que seja visto pelos órgãos públicos e possa receber incentivos como espaços destinados à prática desse esporte, bem como a difusão dessa prática como forma de perpetuar esta atividade que está intrinsecamente ligada à nossa cultura.

VEJA TAMBÉM

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.