Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Candidatos a cargo de procurador têm 48 horas para fazer requerimentos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está analisando requerimentos de três dos cinco candidatos ao cargo de procurador de Justiça. Eles pedem atualização de informações nos seus cadastros. Para garantir a disputa igualitária entre os membros, os conselheiros deliberaram, na 8ª sessão ordinária desta segunda-feira (06/05), que os demais candidatos terão o prazo de 48 horas, a partir desta terça-feira (06/05), para também fazerem possíveis esclarecimentos antes nos seus processos, que tramitam no MP Virtual.

O procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, apresentou as comunicações de três promotores de Justiça, candidatos ao cargo que vagou com a aposentadoria do 12o procurador de Justiça, Nelson Antônio Cavalcante Lemos. Os pedidos foram analisados pelos conselheiros José Roseno Neto, Francisco Sagres Macedo Vieira, Valberto Cosme de Lira, Alcides Orlando de Moura Jansen, Kátia Rejane Medeiros Lira Lucena, que participaram da sessão, na sede do MPPB, na Capital.

Os candidatos ao cargo autores dos requerimentos foram os promotores, Aristóteles de Santa Ferreira, João Arlindo Correa Neto, e João Geraldo Carneiro Barbosa. O primeiro esclareceu sobre a execução de serviço relacionado ao Núcleo de Paternidade Legal, que foi omitido no relatório, mas devidamente cumprido; o segundo justificou a impossibilidade de adesão aos projetos estratégicos, no biênio em que esteve como secretário-geral, ressaltando a impossibilidade de conciliar as atividades. Já o terceiro justificou ausência em reunião do projeto Família Que Acolhe, ao qual aderiu, por causa de compromisso institucional.

Os conselheiros deliberaram que os outros dois membros que concorrem ao cargo, os promotores de Justiça, Francisco Paula Ferreira Lavor e Francisco Antônio de Sarmento Vieira, seriam comunicados pela secretaria do CSMP para que também encaminhassem, se entendessem necessário, seus esclarecimentos ao Conselho, até a próxima quinta-feira. Os conselheiros deliberaram que poderia haver a atualização das informações nos processos e, para isso, na próxima sexta-feira, as justificativas e esclarecimentos de todos os candidatos seriam encaminhados para despacho da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e, em seguida, iriam para a Corregedoria-Geral para as devidas aferições e anotações.

Após esse trâmite, os processos voltarão ao Conselho Superior do Ministério Público que, logo na primeira reunião após o recebimento do material, marcaria a sessão extraordinária, durante a qual será escolhido ocupante do cargo vago de procurador de Justiça da instituição.

Outras deliberações

Ainda na 8ª sessão ordinária, o Conselho Superior apreciou pedidos de arquivamento de 97 procedimentos sob a relatoria do procurador de Justiça, Francisco Sagres; 39 da conselheira relatora Kátia Lucena e 22 do procurador relator José Roseno. Também foi aprovado por unanimidade o quadro geral de antiguidade do MPPB, conforme prevê a Lei Complementar Estadual 97/2010.

Os conselheiros também autorizaram o afastamento da titularidade do promotor de Justiça, Francisco Sarmento, para exercer a função de 1º promotor de Justiça de Cajazeiras. Ainda dentre as comunicações, o procurador-geral, Francisco Seráphico, informou sobre o esforço da gestão para antecipar a nomeação dos candidatos aprovados no último concurso para servidor, cujo prazo acordado termina no final do ano. Foram registradas as presenças dos promotores de Justiça Francisco Bergson (Assessoria Técnica) e Márcio Gondim (APMP).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido