Câmara e Assembleia discutem hoje fim da escala 6×1 em sessão especial conjunta

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizam na tarde de hoje (21) sessão especial conjunta para debater o fim da jornada de seis dias de trabalho para um dia de descanso (jornada 6×1). A sessão, proposta pelo vereador Marcos Henriques (PT) e a deputada estadual Cida Ramos (PT), será realizada na Câmara a partir das 14h.

O vereador Marcos Henriques, que defende o fim da escala 6×1, diz que tanto trabalhadores e empresários sairão ganhando caso a proposta seja aprovada no país. “Eu acho que a compensação em muitos setores vai existir. A redução reflete em uma melhor qualidade de vida do trabalhador, na questão de uma melhor produtividade e consequentemente na arrecadação de mais impostos”, disse.

O debate sobre a escala 6×1 ganhou força no país, principalmente nas redes sociais, após a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pela deputada federal Erika Hilton. A proposta visa alterar o artigo 7º da Constituição, no inciso 8, que trata da jornada de trabalho, propondo a redução para quatro dias semanais.

A PEC que propõe o fim da escala 6×1 e a adoção de quatro dias semanais já atingiu, inclusive, o número de assinaturas necessárias para tramitação no Congresso Nacional.

Uma vez protocolado, após a conferência das assinaturas, o texto seguirá para a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados, que analisará a admissibilidade da proposta.

O tema, no entanto, encontra resistência em alguns setores como a CNI (Confederação Nacional da Indústria), que alerta para os possíveis impactos negativos de uma imposição legal sobre a jornada de trabalho.

A entidade aponta que a medida poderia prejudicar a competitividade das empresas, especialmente as micro e pequenas, e enfraquecer o diálogo entre empregadores e empregados sobre a duração das escalas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa