Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Bolsonaro começa viagem para três países árabes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro embarcou nesta sexta-feira para uma viagem oficial em que vai visitar os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Catar. O objetivo principal é buscar investimentos para o Brasil, mas as conversas também devem incluir os temas de inovação e exportações.

Segundo o embaixador Kenneth Félix da Nóbrega, secretário de Negociações Bilaterais para o Oriente Médio, Europa e África do Itamaraty, a região é vista como destino privilegiado para o agronegócio brasileiro, além de oferecer oportunidades na área de defesa e investimentos.

— São países que detêm grandes fundos soberanos que já expressaram interesse em investimento em grandes obras de infraestrutura no Brasil. Além disso, são países que buscam diversificar a sua base econômica e, portanto, vêm investindo muito em tecnologia e inovação — apontou.

Bolsonaro partiu na manhã desta sexta-feira a caminho de Lisboa, onde vai fazer uma escala para chegar em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a primeira parada na viagem, onde chega no sábado. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o acompanha.

O primeiro compromisso do presidente é no domingo pela manhã (hora local): uma visita à feira de aviação militar e civil Dubai Air Show. Em seguida, ele tem uma reunião com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohamed Bin Zayed Al Nahyan, seguida de um almoço e “possivelmente”, segundo o Itamaraty, da assinatura de atos internacionais entre os dois países.

Depois, provavelmente à tarde, Bolsonaro também deve visitar uma planta da BRF.

Na segunda-feira, o presidente vai fazer a abertura do fórum de investimentos organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Apex e comparecer à Expo 2020 em um evento que marca o “Dia do Brasil”. O evento deve começar pela manhã (hora local).

Ainda na segunda, está previsto um encontro com o primeiro-ministro dos Emirados Árabes, sheik Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, sem horário previsto.

O embaixador Sidnei Romero, diretor do departamento de Oriente Médio no Itamaraty, ressalta que é um ótimo momento para o país se inserir mais fortemente na região porque os países estão buscando novos mercados.

— Temos metas muito ambiciosas em relação aos Emirados Árabes, queremos um número maior de empresas brasileiras, mais investimentos de fundos soberanos em áreas de nosso interesse, como infraestrutura — disse.

Bolsonaro parte para Manama, capital do Bahrein, na terça-feira. O principal evento durante a estada será a participação na abertura da embaixada do Brasil no país. Ele também deve ser recebido pelo rei Hamad Bin Isa Al Khalifa.

Na quarta-feira, o presidente já estará em Doha, no Catar, para se reunir com o emir do país, Tamim Bin Hamad Al Thani, provavelmente pela manhã (horário local). Há previsão de uma reunião ampliada com a comitiva brasileira seguida de um almoço oferecido pelo emir.

De tarde, Bolsonaro deve visitar o estádio Lusail, onde será a final da Copa do Mundo de 2022. Existe uma possibilidade, ainda não confirmada, de um encontro com executivos da Fifa. O último compromisso da viagem é um jantar oferecido por Bolsonaro a empresários. O regresso ao país será na quinta-feira.

O Globo Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de CG; equipe é afastada

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

tales-almeida-presidio

Exoneração do diretor do presídio de Cajazeiras é publicada; Tales Alves segue preso

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024