Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ao lado de Lula, João Azevêdo celebra criação do Parque Nacional da Serra do Teixeira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador João Azevêdo participou, nesta segunda-feira (5), em Brasília, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da solenidade alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, ocasião em que foi assinado o decreto que cria o Parque Nacional da Serra do Teixeira, que abrange os municípios de Água Branca, Cacimba de Areia, Catingueira, Imaculada, Juru, Mãe D’água, Maturéia, Olho D’Água, Santa Teresinha, Santana dos Garrotes, São José do Bonfim e Teixeira. A iniciativa tem o objetivo de proteger a fauna e a flora do bioma e proporcionar o desenvolvimento sustentável da região que compreende a unidade de conservação.

O governador destacou a satisfação de firmar mais uma parceria importante com o objetivo de garantir a proteção ambiental de uma área com grandes riquezas naturais. “A Paraíba está sendo contemplada com o primeiro parque nacional da sua história, que precisa ser preservado e essa iniciativa permitirá que possamos desenvolver ações de proteção naquela área, que terá uma utilização mais racional, preservando espécies que estão em risco de extinção”, disse, ao acrescentar que o Parque será gerenciado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio).

“Hoje é um dia para comemorar, um dia que entra para a história da Paraíba. No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Paraíba ganha o seu primeiro parque nacional. O Nordeste tem seis parques de conservação e esse chega para contribuir com a proteção de todo um ecossistema. Além disso, teremos mais um espaço para a prática de ecoturismo, trazendo benefícios econômicos e sociais para a região”, avaliou a secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camarense.

O Parque Nacional da Serra do Teixeira foi criado com uma área total aproximada de 61.158 hectares. A ação tem o objetivo de proteger uma importante área representativa do bioma da Caatinga e sítios geográficos, dentre eles, o Pico do Jabre; bem como garantir a manutenção dos serviços ecossistêmicos da região e proporcionar o desenvolvimento de atividades de recreação em contato com a natureza e do turismo ecológico e sustentável.

Proteção – A implantação do Parque Nacional da Serra do Teixeira irá proteger cerca de 70 nascentes de água existentes naquela serra, sendo 70% das nascentes da bacia do Rio Piranhas/Açu. Trata-se de importante unidade de conservação que protegerá de forma integral todas as riquezas biológicas e cênica encontradas na região, integralmente localizada no bioma Caatinga.

Flora – Conforme estudo apresentado em 2009, o Parque Nacional da Serra do Teixeira apresenta pelo menos 265 espécies, das quais 24 são endêmicas (exclusivas dessa área e não são encontradas em outros lugares) à Caatinga e ao menos seis espécies encontram-se ameaçadas de extinção.

Fauna – A unidade possui uma relevante representatividade da biodiversidade. São no total 237 espécies registradas, apenas para os quatro grupos de vertebrados terrestres (anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Pelo menos 19 espécies estão entre as listas vermelhas de fauna ameaçada de extinção, e tantas outras correm riscos pelo seu potencial sinergético, sendo caçadas de forma ilegal. Entre toda a fauna, o registro mais importante é o do jacaré-do-papo-amarelo, podendo ser a única população natural deste réptil no semiárido paraibano.

Dentre as autoridades presentes à solenidade, estiveram o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; a primeira-dama Janja Lula da Silva; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; e o secretário executivo da Representação Institucional da Paraíba, Adauto Fernandes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

18bd9ff91c351eb1c5acabe58386cabb

Inmet emite alertas de acumulado de chuvas para João Pessoa e outras 90 cidades da Paraíba

SMS_Dia_D_Poliomielite_Foto_Kleide_Teixeira_09-scaled

João Pessoa realiza ‘Dia D’ de vacinação contra poliomielite neste sábado

WhatsApp Image 2024-06-14 at 17.41.17

TCE-PB divulga número de servidores contratados nos municípios do Estado

e566060c-5de1-4ed1-8356-d3e59a96bccb

João Azevêdo inspeciona obras com investimentos de R$ 87,5 milhões em Princesa Isabel e Tavares

1718377352730

Sabadinho Bom tem Joca do Acordeon como atração neste fim de semana

IMG_6802-scaled

Alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participam de torneio de robótica neste sábado

WhatsApp Image 2024-06-14 at 15.00.05

Pré-cadastro de pessoas interessadas em doar sangue no Dia do Orgulho LGBT começa nesta sexta

polícia-militar-pm-paraíba

Concurso da PM e Bombeiros da Paraíba terá pelo menos mais 200 convocados

Cofeci - Emirados Árabes 2

Cofeci e Emirados Árabes iniciam intercâmbio voltado ao mercado imobiliário

Wellington Farias 2

Wellington Farias será homenageado no Caminhos do Frio em Serraria