Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ano deve terminar com 880 novos casos de câncer de mama entre paraibanas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Este ano deve terminar com 880 novos casos de mulheres paraibanas com câncer de mama, conforme estimativa do Inca. Para tratar e curar, é preciso descobrir a doença. Diante desse problema de saúde pública, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) tem abraçado a campanha de conscientização ‘Outubro Rosa’. Além de iluminar a fachada do edifício-sede, na Capital, como um simbolismo de luta, o órgão ministerial atua na defesa do acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento de pacientes.

A 1ª promotora de Justiça de Defesa da Saúde da Promotoria de Justiça dos Direitos Difusos de João Pessoa, Maria das Graças de Azevedo Santos, também está apoiando a campanha “Amar, cuidar, curar”, da ONG Amigos do Peito. A representante do MPPB manteve contato com a mastologista Joana Barros, representante da ONG, para ratificar a disposição do Ministério Público de lutar pelo direito à saúde das mulheres que estão nessa luta.

“A mamografia deve estar acessível a todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade. A 1ª Promotoria de Saúde está de portas abertas para receber denúncias e queixas de mulheres que tiverem dificuldade de fazer o exame”, disse. A promotora também lembrou que o MP também está atento ao cumprimento da Lei 12.732/2012, que determina que o paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de até 60 dias contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso registrada em prontuário único.

A mastologista Joana Barros destacou que a Amigos do Peito tem 18 anos de existência. Começou com um grupo de autoajuda em 2001, e, em 2006, transformou-se em ONG. “Nosso trabalho é totalmente voluntário, e objetiva educar a população quanto à prevenção ao câncer de mama. Fomos pioneiros na realização da Campanha Outubro Rosa, na Paraíba. Desde 2011, temos criado campanhas que abordam a realidade paraibana e reivindica o direito da mulher em relação à assistência mamária mais digna”, explicou.

Como um sinal de apoio à luta, o Ministério Público vai replicar algumas peças da campanha da ONG Amigos do Peito nos seus canais de divulgação, a exemplo dessa que ilustra esta matéria. O telefone da 1ª Promotoria de Defesa da Saúde de João Pessoa é 2106-6111. Para denunciar ou obter informações sobre os direitos á saúde, os cidadãos podem procurar as promotorias mais próximas a seus municípios. A lista está na Carta do Cidadão.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso estimula violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux