Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ana Moser cita ‘tristeza e consternação’ após ser trocada por Lula por indicado do centrão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A ministra demitida do Esporte, Ana Moser, divulgou uma nota na qual lamenta a sua saída do cargo, em particular a interrupção em tão pouco tempo de uma política para a área.

Segundo a nota, do Ministério do Esporte, Ana Moser disse ao próprio presidente Lula (PT), no encontro em que sua saída foi anunciada, que promessas de campanha do petista para o esporte acabaram tendo tão pouco para serem implementadas.

Ana Moser foi demitida nesta quarta, na primeira grande reforma ministerial de Lula, para abrir espaço para a entrada do centrão no governo. O governo tem o objetivo de ampliar a sua base de apoio no Congresso, para aprovar medidas de seu interesse

A nota deixa claro que Ana Moser foi comunicada da decisão do governo de mudança iminente no comando do Ministério do Esporte. Ou seja, em nenhum momento ela teria colocado o cargo a disposição.

“Durante a conversa, Ana Moser lamentou que as promessas de campanha, de um esporte para toda a nação, tenham tido tão pouco tempo para que se desenvolvessem na retomada da gestão do Ministério do Esporte voltada para a implementação de uma política que efetivasse o direito social à prática esportiva”, afirma a nota do ministério, divulgada nesta quarta-feira (6).

Durante o encontro, ela teria apresentado ao presidente as ações já implementadas, assim como as entregas previstas. Há alguns meses, Lula exaltou que Ana Moser estava trabalhando para trazer para o Brasil a realização da Copa do Mundo feminina de futebol.

“Esta gestão vê com tristeza e consternação a interrupção temporária de uma política pública de esporte inclusiva, democrática e igualitária no governo federal, mas entende que este caminho apenas começou a ser trilhado. A ministra e a equipe do Ministério do Esporte vão continuar trabalhando e contribuindo para a política pública de esporte no Brasil, mantendo o sonho de todos que acreditaram no trabalho deste grupo”, afirma o texto.

A nota ainda cita uma declaração de Ana Moser, na qual agradece a Lula pela confiança.

“Tivemos pouco tempo para mudar a realidade do Esporte no Brasil, mas sei que entregamos muito, construímos muito e levamos a política do presidente Lula aos que tivemos contato de norte a sul deste país. Continuarei lutando e contribuindo para uma política pública de esporte que seja para todas, todos e todes. Agradeço aos que tiveram comigo percorrendo este caminho curto e árduo”, conclui a ministra demitida.

Ana Moser, 55, é atleta olímpica de destaque, sendo uma das melhores do mundo da sua geração no vôlei. Aposentada, tornou-se uma ativista da área do esporte, trabalhando com movimentos sociais e na formatação de políticas públicas. Tornou-se uma aliada e entusiasta de primeira hora da candidatura de Lula.

Ela contou com o apoio da classe esportiva, com algumas personalidades lamentando a sua saída da pasta em menos de um ano da atual gestão.

No lugar de Ana Moser, assume o deputado federal e líder do PP na Câmara, André Fufuca (PP-MA). O parlamentar é correligionário e aliado próximo do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Lula e Lira trataram em diversos encontros da entrada do centrão no governo.

Além de Fufuca, também entra no governo o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), que vai assumir o Ministério dos Portos e Aeroportos. Ele assume o lugar de Márcio França, que assume a recém-criada pasta da Micro e Pequenas Empresas.

 

 

 

Folha Online

Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

X rede social

Diretor jurídico que representava X no Brasil renuncia ao cargo

alcool FOTO juca varella agencia brasil

Agevisa restringe venda livre de álcool a 70% na Paraíba a partir de 30 de abril

livros FOTO Pixabay

FLIDI: Festa Literária de Dona Inês celebra literatura e educação no clima frio da serra paraibana

vacina seringa FOTO Pixabay

Paraíba tem Dia D de vacinação contra influenza e multivacinação

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB_

Travesti é assassinada no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa

mega sena agencia brasil

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 56 milhões

luis roberto barroso FOTO valter campanato agencia brasil

Regulação da Inteligência Artificial precisa proteger direitos fundamentais, diz presidente do STF

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Policial civil é preso suspeito de matar homem em bar, em Patos

Cidade Viva promove workshop com exposição das ações sociais neste sábado

Cidade Viva promove workshop com exposição das ações sociais neste sábado

sergioqueiroz

Sérgio Queiroz deve anunciar candidatura própria a prefeito de João Pessoa ainda hoje