Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

AMPB inicia coluna no Parlamento PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Maria Aparecida Sarmento Gadelha

[email protected]

 

Movidos por intensa insatisfação com as condições de trabalho às quais estavam sujeitos, os juízes paraibanos criaram a Associação dos Magistrados da Paraíba – AMPB, durante a assembleia geral de 12 de agosto de 1958, conduzida pelo desembargador Mário Moacyr Porto, presidente do Tribunal de Justiça, tendo como testemunha o ministro Nelson Hungria, do Supremo Tribunal Federal, que havia sido convidado pelo primeiro para proferir palestra, em comemoração ao aniversário da fundação dos cursos jurídicos no Brasil.

Desde então, essa Entidade de classe, que não possui fins lucrativos, vem representando os juízes paraibanos e seus posicionamentos,  crescendo e evoluindo constantemente na defesa dos valores próprios do Estado Democrático de Direito, sobretudo aqueles que asseguram a independência e imparcialidade dos juízes. A busca da concretização desses atributos tem como finalidade garantir à sociedade que os conflitos gerados pela multiplicidade e complexidade de suas relações sejam julgados com isenção e sem interferência de qualquer outro fator que não o respeito à legislação do País, em especial a Constituição Federal.

A AMPB carrega uma história de grandes lutas e incontáveis conquistas que agregaram ao Poder Judiciário da Paraíba avanços indispensáveis para o seu aperfeiçoaram ao longo dos seus 60 anos. Também por esse motivo, a Associação segue ganhando força e prestígio no meio jurídico local e nacional, fortalecendo seu papel social e contribuindo consideravelmente para a melhoria e desenvolvimento do Poder Judiciário paraibano.

A magistratura e a sociedade merecem não somente uma prestação jurisdicional célere e eficiente. É chegada a hora de a história e percalços por que passaram e passam os magistrados da Paraíba para entregarem ao jurisdicionado o serviço que merece serem conhecidos por todos, como forma de instigar cada vez mais uma aproximação entre Poder Judiciário e jurisdicionados, para quem nem sempre há clareza quanto às características institucionais do Poder

O compromisso social da AMPB a impulsiona a fortalecer a interlocução entre a magistratura e a sociedade, a qual todo julgador deve servir.  Portanto, buscaremos neste espaço abordar assuntos de interesse da população, com conteúdos que facilitem o entendimento com relação ao Poder Judiciário, além de divulgar ações da Justiça através de uma linguagem clara, objetiva e compreensível.

Contamos com sua leitura e valorosa participação, a fim de bem cumprirmos nosso propósito de estabelecermos comunicação direta com os leitores que buscam este espaço.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos