Associação dos Magistrados

A Associação dos Magistrados da Paraíba – AMPB, entidade civil sem fins lucrativos, tem o escopo de defender os valores próprios do Estado Democrático de Direito, sobretudo aqueles que garantem a independência e imparcialidade dos juízes para que estes possam bem desempenhar as suas funções constitucionais de dizerem publicamente o Direito, salvaguardar as liberdades públicas, a igualdade, a dignidade da pessoa humana e o império da lei, como elementos essenciais à concretização da democracia e de uma sociedade justa e soberana.


AMPB inicia coluna no Parlamento PB

Maria Aparecida Sarmento Gadelha

presidencia@ampb.org.br

 

Movidos por intensa insatisfação com as condições de trabalho às quais estavam sujeitos, os juízes paraibanos criaram a Associação dos Magistrados da Paraíba – AMPB, durante a assembleia geral de 12 de agosto de 1958, conduzida pelo desembargador Mário Moacyr Porto, presidente do Tribunal de Justiça, tendo como testemunha o ministro Nelson Hungria, do Supremo Tribunal Federal, que havia sido convidado pelo primeiro para proferir palestra, em comemoração ao aniversário da fundação dos cursos jurídicos no Brasil.

Desde então, essa Entidade de classe, que não possui fins lucrativos, vem representando os juízes paraibanos e seus posicionamentos,  crescendo e evoluindo constantemente na defesa dos valores próprios do Estado Democrático de Direito, sobretudo aqueles que asseguram a independência e imparcialidade dos juízes. A busca da concretização desses atributos tem como finalidade garantir à sociedade que os conflitos gerados pela multiplicidade e complexidade de suas relações sejam julgados com isenção e sem interferência de qualquer outro fator que não o respeito à legislação do País, em especial a Constituição Federal.

A AMPB carrega uma história de grandes lutas e incontáveis conquistas que agregaram ao Poder Judiciário da Paraíba avanços indispensáveis para o seu aperfeiçoaram ao longo dos seus 60 anos. Também por esse motivo, a Associação segue ganhando força e prestígio no meio jurídico local e nacional, fortalecendo seu papel social e contribuindo consideravelmente para a melhoria e desenvolvimento do Poder Judiciário paraibano.

A magistratura e a sociedade merecem não somente uma prestação jurisdicional célere e eficiente. É chegada a hora de a história e percalços por que passaram e passam os magistrados da Paraíba para entregarem ao jurisdicionado o serviço que merece serem conhecidos por todos, como forma de instigar cada vez mais uma aproximação entre Poder Judiciário e jurisdicionados, para quem nem sempre há clareza quanto às características institucionais do Poder

O compromisso social da AMPB a impulsiona a fortalecer a interlocução entre a magistratura e a sociedade, a qual todo julgador deve servir.  Portanto, buscaremos neste espaço abordar assuntos de interesse da população, com conteúdos que facilitem o entendimento com relação ao Poder Judiciário, além de divulgar ações da Justiça através de uma linguagem clara, objetiva e compreensível.

Contamos com sua leitura e valorosa participação, a fim de bem cumprirmos nosso propósito de estabelecermos comunicação direta com os leitores que buscam este espaço.

AMPB inicia coluna no Parlamento PB

2 comentários

  • joselio carneiro
    09:29

    Ótima mensagem.

  • Sérgio
    09:29

    Parabéns – Presidente pela iniciativa!

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.