ALPB discute em Cajazeiras implantação do teste do pezinho ampliado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma audiência pública, nesta sexta-feira (28), para debater a implantação da Lei 11.721/2018, de autoria do deputado Jeová Campos, que trata do Teste do Pezinho Ampliado, para crianças recém-nascidas, nos Hospitais da Rede Estadual de Saúde. A discussão aconteceu na Câmara Municipal de Cajazeiras, no Sertão do Estado.

O autor da Lei destacou a importância de debater o tema para alertar a população sobre o exame. “O projeto virou Lei e isso é uma grande conquista do Legislativo Estadual. O objetivo é implantar uma política preventiva para as crianças que ainda não nasceram. Existem várias patologias que as crianças trazem ao vir ao mundo, mas que se tratadas a tempo têm cura. A Paraíba vai ser pioneira e estamos dispostos a ampliar o debate, mostrando a importância do teste do pezinho”, ressaltou Jeová Campos.

Segundo Jeová Campos, a lei fará diferença no futuro de milhares de crianças que terão um diagnóstico precoce para a identificação de mais de 30 patologias e não nove como acontece atualmente. A proposta de implantação do Teste do Pezinho na modalidade Ampliada surgiu após o parlamentar ouvir inúmeros relatos de pais de crianças que morreram ou que ficaram com sequelas pela falta de identificação de um diagnóstico precoce, que poderia ter sido feito por um teste simples, realizado nos primeiros sete dias de vida da criança.

Com essa ampliação poderemos diagnosticar mais doenças e poder realizar um diagnóstico rápido para que essas crianças possam tratar rapidamente essas doenças raras. Já realizamos o teste na rede de saúde, em que se gasta em média R$ 6 milhões. Com a ampliação passaremos a gastar mais R$ 3 milhões. Estamos definindo ainda quando esses testes ampliados começarão a ser realizados”, disse o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros.

A lei agora garantirá que todos os bebês nascidos nas unidades da rede pública de saúde da Paraíba tenham o direito ao teste de triagem neonatal em sua modalidade ampliada. “Parabenizo demais o deputado Jeová pela iniciativa. É uma lei que terá um alcance extraordinário e essa discussão aqui em Cajazeiras é algo importante para todos nós. Nosso objetivo é apoiar para que a lei seja cumprida e beneficie toda a população paraibana”, destacou o deputado Júnior Araújo.

“São poucos os Estados que têm essa iniciativa de ampliar um teste tão importante para salvar tantas crianças de doenças raras. Essa lei vem trazer saúde e dignidade para esses recém-nascidos, que vão poder tratar de forma precoce dessas enfermidades”, disse o presidente da Comissão de Saúde da ALPB, Doutor Érico.

O teste do pezinho (também chamado de triagem neonatal) é extremamente importante para a saúde das crianças. Com uma só picada no calcanhar dos bebês, ele é uma das principais maneiras de diagnosticar uma série de doenças, antes mesmo de aparecerem os primeiros sintomas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa