Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Acusados de matar Sebastian Coutinho serão julgados em Campina Grande

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Câmara Criminal do TJPB deslocou da Comarca de Queimadas para o Tribunal do Júri de Campina Grande o julgamento dos réus José Ailton Soares Gomes e Jamerson Sousa Silva, os quais foram pronunciados nas penas do artigo 121, §2º, incisos I, IV e V do Código Penal, pelo assassinato com arma de fogo de Sebastian Ribeiro Coutinho, fato ocorrido em 29/07/2013. O pedido de desaforamento foi feito pelo Ministério Público Estadual, sob a alegação de que o julgamento em Queimadas estaria contaminado de parcialidade, eis que a família da vítima acusa pessoas ligadas a política da cidade de serem os mandantes do crime.

O relator do Desaforamento de Julgamento nº 0000348-63.2019.815.0000 foi o juiz convocado Tércio Chaves. De acordo com o seu entendimento, deve ser deferido o pedido de desaforamento para julgamento por Tribunal do Júri de outra Comarca, quando restar comprovado, em elementos concretos, que a imparcialidade dos jurados restou comprometida.

Ele destacou que a regra é que os réus sejam julgados na cidade onde o crime aconteceu. “No entanto, a parcialidade do Júri afetaria a própria dignidade e a justiça do julgamento, afrontando as mais elementares garantias constitucionais postas em favor do acusado, tais como a ampla defesa e o devido processo legal”, ressaltou.

O juiz Tércio Chaves observou ainda que a concessão do pedido de desaforamento não afronta o princípio constitucional do juiz natural, nem mesmo se trata de tribunal de exceção (artigo 5º, III da CF) eis que cuida tão somente de garantia à isenção e imparcialidade do julgamento. “Para que haja desaforamento não se exige certeza sobre a contaminação do julgamento de valor dos Jurados bastando a existência de dúvida a respeito, ante a ocorrência de indícios capazes de alterar a serenidade do julgamento e comprometer a imparcialidade do Sinédrio Popular”, afirmou.

De acordo com a denúncia, o homicídio teria sido motivado por vingança, em razão de um roubo do qual a vítima, supostamente, teria participado. Já a mãe do ofendido, ao prestar depoimento em Juízo, afirmou que o delito que vitimou seu filho teve motivação política. Suscitou que os mandantes foram determinadas pessoas que possuem forte influência política na cidade de Queimadas, e que estão ligadas a práticas de diversos outros crimes, bem como apontou a participação de policiais e até mesmo de autoridades estaduais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

torneira agua cozinha FOTO Pixabay

Cagepa cancela manutenção e abastecimento segue normal na Grande João Pessoa

mosquito dengue FOTO Pixabay

Rio Grande do Norte registra primeira morte por dengue em 2024

renancrea111 (1)

Presidente do Crea-PB apresenta ações em 100 dias de gestão

Central de Polícia em JP

Preso em João Pessoa correspondente bancário que aplicava golpes em aposentados

cometa do diabo FOTO caio correia observatorio nacional

“Cometa do Diabo” ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

mega sena agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

alagamento chuva cbtu

Chuvas intensas atingem Grande João Pessoa; há quedas de árvores e pontos de alagamento

coronavirus covid19 mascara FOTO Pixabay

Infogripe: Fiocruz aponta aumento de casos de síndrome respiratória na Paraíba

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande