Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Acostumada a usar botijão por nove meses, consumidora fica sem gás de cozinha no desabastecimento

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Uma moradora do bairro João Agripino, em João Pessoa, usa um botijão de gás de cozinha durante nove meses. O consumo é pouco, moram na casa somente ela e o marido, mas, com a greve dos caminhoneiros, que começou no dia 21 de maio e se estendeu por cerca de 10 dias, o combustível do fogão acabou justamente no período de escassez do produto. Agora, ela se pergunta: “onde tem gás?”

Hermana Lins disse ao ParlamentoPB que está preparando comidas no microondas, justamente no mês em que a bandeira vermelha passa a valer na conta de energia, deixando o consumo mais caro. “Estou há três dias sem gás [de cozinha]”, disse ela, que mostrou, na foto, dois botijões já vazios, além do que está conectado ao fogão.

A consumidora não encontra botijão nem sendo vendido mais caro para poder suprir a própria necessidade. “Como o meu botijão acabou terça-feira (29), foi quando comecei a procurar. Não encontrei em lugar nenhum, nem com preço maior. Você vai se espantar com essa resposta. Somos eu e o marido. O botijão dura em torno de sete a nove meses. Nosso almoço chega pronto, uso no café da manhã e na janta. Troquei o último botijão em agosto de 2017. Mas, dessa vez, acabou na greve”, relatou ela ao portal.

Ela deixou de fritar ovos, assar queijo, cozinhar inhame, cuscuz e outros alimentos por causa da falta do botijão de gás no fogão. E, para driblar um pouco essa falta e o uso do microondas, ela ainda conseguiu dar um jeito. “Cozinhando na casa da minha irmã, que é perto.”

O gás de cozinha chegou em alguns locais, mas a procura está alta e pessoas estão tendo dificuldade de encontrar o produto. O Procon-JP já alertou que os consumidores estejam atentos aos preços abusivos e disse que o problema de não encontrarem botijões à venda é por conta da demanda reprimida.

“Está havendo dificuldade no abastecimento exatamente por conta já da demanda reprimida, pois muitos consumidores já estavam sem o produto nas suas casas e os revendedores, já por trabalharem no limite, não tinham capacidade de estoque. Isso fragilizou mais ainda a situação. Então, com o produto que aos poucos está chegando, não estão dando conta. Enfim, é ter paciência pois, pelo ritmo que está, vejo que teremos ainda umas duas semanas para a devida normalização”, explicou o secretário do Procon-JP, Helton René.

“A dica é o consumidor entrar em um dos grupos que criamos para compartilhar informações onde tem o gás para seu abastecimento pessoal e, se possível, agendar a compra do produto com seu revendedor. É o que se pode fazer no momento. Quanto aos valores, estamos de olho. Comerciante que estiver extorquindo o consumidor com valores acima da média de nossa última pesquisa, que foi em torno de R$ 65, no maior valor, será responsabilizado”, destacou ele.

 

 

Foto: Agência Brasil

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco