Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

A cada 34 horas um suicídio é registrado na Paraíba e deputada faz alerta

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Cargas altas de cobranças, horas exaustivas de trabalho e tantos outros fatores podem contribuir para o surgimento de uma doença silenciosa que afeta pessoas de todas as faixas etárias: a depressão. De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade da Secretaria Estadual de Saúde (SIM/SES), na Paraíba, a cada 34 horas um caso de suicídio é registrado.

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB), autora da Lei 11.152/18, que cria o Dia Estadual de Prevenção e Combate à Depressão, em 12 de março, alerta para necessidade do debate sobre a doença. “Estamos falando de uma doença que atinge desde a criança ao idoso e que ainda há pouca discussão sobre o assunto. É necessário que haja um processo educacional para abordagem desse tema na sociedade e que este deixe de ser um tabu”, afirma.

A data 12 e março foi escolhida devido ao suicídio, no ano passado, de uma ex-atleta do time de vôlei que a parlamentar faz parte em João Pessoa. “Uma mulher jovem e cheia de vida, mas que infelizmente não recebeu a atenção necessária e acabou colocando um fim a sua própria vida devido a uma depressão”, contou.

Para tucana, o assunto merece mais atenção. “Precisamos entender o que é a depressão, como ela afeta a vida de uma pessoa e identificar sinais da doença para podermos ajudar quem sofre desse grave problema que atinge cada vez mais os paraibanos. Isso só é possível por meio de campanhas de conscientização que mostrem a nossa sociedade que falar da depressão mais do que importante é necessário”, reflete Camila.

Dados – Segundo um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado 2018, os casos de depressão estão aumentando globalmente – 18,4% –, e as estimativas são de que até 2020 essa será a patologia mais incapacitante de todo mundo.

Por ano, uma média de 11 mil pessoas tiram a própria vida no país. De acordo com o primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgado em 2017 pelo Ministério da Saúde, entre 2011 e 2016, 62.804 pessoas tiraram suas próprias vidas no Brasil, 79% delas são homens e 21% são mulheres.

A taxa de mortalidade por suicídio entre os homens foi quatro vezes maior que a das mulheres, entre 2011 e 2015. São 8,7 suicídios de homens e 2,4 de mulheres por 100 mil habitantes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio