Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ministério Público recomenda afastamento de médica

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão de João Pessoa, está expedindo recomendação nesta quarta-feira (20), à direção do Hospital São Vicente de Paulo, em João Pessoa, para que afaste de imediato de suas funções a médica Carmem Lúcia Alves Pinto, que atualmente exerce o cargo de diretora da Chefia de Apoio Logístico da unidade hospitalar.
 
De acordo com a promotora de Justiça Sônia Maia, as constantes denúncias relacionadas às pessoas idosas e as  negligências no decorrer das internações levaram à expedição da recomendação. “O pedido de afastamento das atividades laborativas da médica se dá às contínuas denúncias recebidas pela Promotoria”, destaca a promotora.
 
De acordo ainda com Sônia Maia, foi expedido um ofício à Gerência Executiva do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) para as cabíveis providências e adoção de medidas. A direção do hospital terá um prazo de cinco dias apara cumprir a recomendação.
 
No último dia 15 de agosto, a Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão de João Pessoa recebeu uma denúncia por telefone, informando que o idoso Cláudio Roberval, de 72 anos, estava há três dias no hospital sem atendimento médico e, devido à gravidade do problema, foi conduzido ao Centro de Terapia Intensiva (CTI). Ao se dirigir até a unidade, a promotora Sônia Maia foi impedida de imediato pela direção de entrar no hospital e, ao chegar ao local, recebeu a informação de que o paciente havia falecido. Diante do fato, o Ministério Público passou a  investigar as circunstâncias que levaram à morte do paciente idoso no Hospital São Vicente de Paulo e a denúncia de que a unidade hospitalar estava prestando um mau atendimento a outros pacientes, sobretudo aos idosos.
 
O que diz o São Vicente
 
Em nota oficial sobre o caso, emitida no dia 15 de agosto, o instituto Walfredo Guedes Pereira, mantenedor do Hospital São Vicente de Paulo, esclareceu que os fatos relatados pela promotora Sonia Maria de Paula Maia sobre maus tratos a idosos e outros pacientes "não possuem qualquer amparo fático".
 
Sobre a morte do idoso, o hospital justifica que "o paciente era portador de doença renal crônica, e o mesmo foi assistido de forma plena pela equipe de enfermeiros e corpo médico deste Hospital".
 
A nota acusa ainda a promotora de "ato abusivo" e de ter adentrado ao hospital de "forma intempestiva" e "sem aviso, de forma grosseira e abusando de sua autoridade para acusar de forma desmedida os profissionais que aqui exercem seu mister e por fim, atacar através da imprensa a imagem desta Instituição, centenária que por inúmeras vezes serviu a sociedade pessoense e paraibana".
 
Segundo o hospital, a promotora agiu de "forma grosseira e abusiva", deu voz de prisão a um funcionário e "acionou a Polícia Militar, para que fossem preso o referido funcionário e seu superior hierárquico sem qualquer motivo".
 
Em virtude dos fatos, a direção do hospital e os funcionários envolvidos registraram boletins de ocorrência na polícia e, segundo a nota, "as pessoas agredidas moralmente tomarão as medidas de estilo cabíveis, junto à autoridade policial e a Corregedoria do Ministério Público do Estado da Paraíba".
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

TJPB lateral

Tribunal de Justiça publica editais para acesso ao cargo de desembargador

forumcabeelo (1)

Justiça absolve homem acusado de envolvimento na morte de lutador de MMA

Artesanato paraibano

Governo publica edital de programa que promove circulação de artistas da PB fora do estado

Antônio Neto prisão

Mentor de golpe milionário, Antônio Neto vai para prisão domiciliar na Argentina

cartaxo12

Internado, Luciano Cartaxo pode receber alta médica ainda hoje

Acidente na BR 230 deixa um motociclista morto

Motociclista morre após bater em traseira de caminhão na BR-230, em João Pessoa

Delegação da Paraíba no 24º Grito da Terra Brasil, em Brasília

Delegação da Fetag-PB participa de mobilização em Brasília do 24º Grito da Terra Brasil

Professora

MP recomenda medidas para promoção da igualdade racial nas escolas estaduais

João Azevêdo é homenageado na CMJP

João Azevêdo é homenageado na Câmara por obras estruturantes na Capital

Thyago Colaço e Luís Faro Ramos

Presidente da Câmara Portuguesa confirma visita do embaixador de Portugal à Paraíba