Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Presidente em exercício do TJPB abre a I Jornada de Priorização do 1º Grau

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A construção de uma nova política de administração judiciária, voltada para a solução dos problemas existentes no 1º grau de jurisdição, foi debatida na manhã desta quinta-feira (3), na comarca de Patos, durante a I Jornada de Priorização do 1º grau, que contou com magistrados e servidores das 3ª, 4ª e 5ª circunscrições. Entre as ações mais urgentes, discutiu-se a necessidade de remanejamento de forças de trabalhos e a formação de um Comitê para a construção do Orçamento 2015 pra o 1º grau.

 
O evento foi aberto pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, que destacou a importância das ações discutidas para os novos destinos do Poder Judiciário. “Precisamos priorizar o orçamento do 1º grau, para que a taxa de congestionamento existente nesta instância desapareça. Estamos aqui para ouvir o servidor e para diagnosticarmos os principais problemas, de forma a obtermos a eficiência necessária”, afirmou.
 
O presidente em exercício também avaliou a 1ª etapa da Jornada. “O espaço é de troca. Estamos mostrando o que é o orçamento e o planejamento estratégico do Tribunal, matérias com as quais os servidores e magistrados não têm proximidade. Estamos fazendo o encontro destas situações – demandas e possibilidades – para traçarmos a eficiência da gestão orçamentária”, destacou.
 
“Por que priorizar? Resolução 194/2014” foi o nome do painel exposto pelo desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, coordenador da Jornada e dos trabalhos de priorização do 1º grau na Paraíba, que focou sua fala nas causas do congestionamento processual na 1ª instância.
 
O desembargador Oswaldo Trigueiro falou também sobre a necessidade de um Planejamento Estratégico alinhado com as linhas de priorização; orçamento e alocação dos recursos para o 1º grau de acordo com a demanda processual; investimentos em infraestrutura e tecnologia; governança e empoderamento; diálogo social, qualificação continuada, entre outros.
 
“Foi um primeiro contato muito bom, com muitas discussões fundamentais para a melhoria deste sistema. Mostra que teremos a participação transparente de todos que integram o Judiciário e, ao empoderar estas pessoas, dividiremos responsabilidades, o que também é bastante positivo”, avaliou o desembargador.
 
A fala foi seguida de debates, críticas e sugestões, feitas a partir das necessidades das comarcas presentes e representadas no evento.
 
Parceira da iniciativa, a Ouvidoria Geral de Justiça tem feito um diagnóstico do 1º grau de jurisdição, através do Projeto “Ouvidoria em sua Comarca”, conforme explicou o ouvidor, desembargador Fred Coutinho. “Nos unimos ao desembargador Oswaldo e desde que começamos a discutir sobre o tema, percebemos a necessidade de regionalizar os debates. Começamos por Patos, e aqui estamos para ouvir, unir e servir ao Judiciário, que significa servir à sociedade”, pontuou.
 
O evento contou com a participação dos dirigentes das entidades representativas de categorias, entre eles, o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Horácio Ferreira de Mello Júnior. “É preciso investir na informatização da Justiça e valorizar a remuneração do assessor do juiz de 1º grau”, sugeriu.
 
Gestor do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinjep), o servidor João Ramalho defendeu mais nomeação de concursados e novos concursos, assim como o presidente da Associação dos Servidores Amarildo Leite (Astej), que também encaminhou sugestões ao coordenador dos trabalhos de Priorização.
 
Ainda durante o turno da manhã, foi realizada a inscrição de servidores e magistrados, interessados em compor o Comitê para Elaboração do Orçamento 2015 para o 1º grau. Ao final da tarde, será eleito um representante de cada categoria.
 
Ocorrerá ainda no período da tarde a exposição dos painéis: “Distribuição da Força de Trabalho”, que será apresentado pela servidora Ana Caroline Leal Vasconcelos, e “Trabalho voluntário e prática acadêmica”, pelo servidor do TJ de Pernambuco, Wagner Barbosa de Lucena.
 
Jornada – Após a comarca de Patos, a Jornada ocorrerá em mais três localidades: Campina Grande (15 de julho), com magistrados e servidores da 2ª circunscrição; Guarabira (17 de julho), com representantes da 6ª circunscrição e joão Pessoa 24 de julho/ 1ª circunscrição).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

Antônio Neto prisão

Mentor de golpe milionário, Antônio Neto vai para prisão domiciliar na Argentina

cartaxo12

Ainda internado, Luciano Cartaxo pode receber alta médica ainda hoje

Acidente na BR 230 deixa um motociclista morto

Motociclista morre após bater em traseira de caminhão na BR-230, em João Pessoa

Delegação da Paraíba no 24º Grito da Terra Brasil, em Brasília

Delegação da Fetag-PB participa de mobilização em Brasília do 24º Grito da Terra Brasil

Professora

MP recomenda medidas para promoção da igualdade racial nas escolas estaduais

João Azevêdo é homenageado na CMJP

João Azevêdo é homenageado na Câmara por obras estruturantes na Capital

Thyago Colaço e Luís Faro Ramos

Presidente da Câmara Portuguesa confirma visita do embaixador de Portugal à Paraíba

Perfume falsificado

Polícia apreende mais de dois mil produtos falsificados de marcas famosas em loja de CG

semanadomei (1)

Semana do MEI: Sebrae orienta empreendedores sobre adesão ao Domicílio Eletrônico Trabalhista

egidiopreso

Audiência de Egídio tem oitiva de Dom Delson, mas é interrompida a pedido da defesa