Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Resolução do CNJ é cumprida por 97% dos órgãos de Justiça do País

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A resolução nº 156 do Conselho Nacional de Justiça é cumprida por 97% dos órgãos da Justiça do país. O Tribunal de Justiça da Paraíba cumpre 95% da Meta 156, do CNJ, segundo revela levantamento feito pelo CNJ.

Conhecida como a Resolução da Ficha Limpa, a Meta 156 veda a nomeação, para cargos em comissão, das pessoas condenadas por atos de improbidade administrativa ou passíveis de inelegibilidade.

O levantamento mostra que o TJPB aparece ao lado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que também cumpre 95% da Resolução. De acordo com a pesquisa, a determinação do Conselho Nacional de Justiça foi atendida por 86 órgãos do Poder Judiciário, entre conselhos de justiça e tribunais superiores, estaduais, federais,  trabalhistas, eleitorais e militares.

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí foi o único a não cumprir a determinação, conforme o CNJ. A resolução também foi atendida pelos cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs) do País, sendo, na integralidade, pelas cortes que abrangem a 1ª, 3ª 4ª e 5ª regiões; e parcialmente (95%) pelo TRF da 2ª Região.

A Resolução da Ficha Limpa também foi adotada pelos Tribunais da Justiça Militar. Matéria com detalhes sobre a Resolução da Ficha Limpa, encontra-se no site oficial do CNJ.

Presidente prestigia posse de Saulo no TRE

Prometendo incentivar, pelos meios legais e necessários, o voto livre e consciente dos eleitores e reafirmando ser ele a maior arma do cidadão na reivindicação de seus direitos,  tomou posse na manhã desta sexta-feira(07), como Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. Para a vice-presidência daquela corte foi empossado o também desembargador João Alves da Silva.

A posse, que ocorreu no plenário do TRE-PB, foi prestigiada pela presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti; pelo vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia; pelo prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, entre outras autoridades.

“Com muita honra assumo a Presidência desta Egrégia Corte de Justiça Eleitoral, ciente da responsabilidade do cargo e dos desafios que terei de enfrentar. Tenho certeza que com a ajuda de Deus e da valiosa colaboração dos magistrados, servidores, da classe política e dos eleitores, as próximas eleições vão acontecer de forma tranquila, transparente e com a aplicação correta da legislação eleitoral”,  ressaltou Saulo Benevides.

O empossado garantiu ainda que o `diálogo´, será a regra. “As portas do meu gabinete estarão sempre abertas para todos que queiram relatar fatos, problemas e colaborar com o aperfeiçoamento do processo eleitoral, do mais humilde eleitor aos detentores de mandatos ou cargos públicos, colegas magistrados, membros do Ministério Público Estadual”, afirmou.

Correio da Paraíba

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

rafaellared

Missão eleitoral triplicada para a advocacia

WhatsApp Image 2024-05-21 at 17.52.23

Com parecer de Daniella Ribeiro, é aprovado projeto que reconhece quadrilhas juninas como manifestação nacional

ruyabrae (1)

Ruy destina recurso pioneiro para combate a dependência química na Região de João Pessoa

WhatsApp Image 2024-05-21 at 15.23.13

Inácio Falcão lança pré-candidatura a prefeito e diz que Romero não é adversário de Bruno

TJPB lateral

Tribunal de Justiça publica editais para acesso ao cargo de desembargador

forumcabeelo (1)

Justiça absolve homem acusado de envolvimento na morte de lutador de MMA

Artesanato paraibano

Governo publica edital de programa que promove circulação de artistas da PB fora do estado

Antônio Neto prisão

Mentor de golpe milionário, Antônio Neto vai para prisão domiciliar na Argentina

cartaxo12

Internado, Luciano Cartaxo pode receber alta médica ainda hoje

Acidente na BR 230 deixa um motociclista morto

Motociclista morre após bater em traseira de caminhão na BR-230, em João Pessoa