Procon autua cinco pizzarias da Capital e apreende 30 quilos de alimentos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O primeiro dia de fiscalização em pizzarias de João Pessoa realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) autuou cinco estabelecimentos comerciais e apreendeu 30 quilos de alimentos, como presunto e queijos, com a data de validade vencida. A Operação Pizza Legal, que começou na segunda-feira (16), se estenderá até o final deste mês de abril.

A equipe de Fiscalização está inspecionando o cumprimento de leis que regem a relação de consumo, além de verificar o acondicionamento e a data de validade para a utilização dos alimentos. “Nos casos em que haja problemas de acondicionamento e condições ambientais não condizentes com a preservação desses produtos, nossos fiscais emitem um Termo de Constatação e envia para a Vigilância Sanitária do Município, que tem a prerrogativa para tomar as medidas legais”, disse o secretário Helton Renê.

O titular do Procon-JP acrescenta que a inspeção nesse tipo de estabelecimento verifica o cumprimento da legislação que rege a relação de consumo em várias situações. “Quando se trata de alimento, temos que ser rigorosos porque é uma questão de saúde. Ingerir comida com ingredientes que têm a data de validade vencida, ou estarem mal acondicionadas, pode vir a causar várias doenças”.

Destruição – Helton Renê acrescenta que os produtos que estiverem irregulares e apresentando algum tipo de risco à saúde do consumidor, estão sendo destruídos no local, após o termo de apreensão ser lavrado. “Nossos fiscais, junto com os funcionários indicados pela administração do estabelecimento, estão destruindo os alimentos estragados no ato da apreensão. Não há sentido em preservar algo que não será utilizado e que pode fazer mal às pessoas”.

Legislação – Helton Renê informa que os estabelecimentos autuados na Operação Pizza Legal estão descumprindo leis referentes ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) como a obrigatoriedade da manutenção do exemplar do CDC nos estabelecimentos comerciais e leis municipais como a 12.622/2013, que proíbe aos comerciantes substituir por mercadorias o troco devido aos consumidores e a 8.304/1997 que obriga aos fornecedores de bens e serviços a afixarem em local visível o número do telefone do Procon-JP.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa