Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Sob pressão, STF decide destino de Lula nesta quarta-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nesta quarta-feira (4), o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará o habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula, condenado na Operação Lava Jato, em continuidade à sessão iniciada em 28 de março que já lhe havia concedido salvo-conduto contra a cadeia. Diante do avançar das horas naquela ocasião, a Corte encerrou o julgamento depois de ter considerado válido o direito do petista de ter o pedido analisado no tribunal, mesmo antes de decisão colegiada do Superior Tribunal de Justiça (STJ). E, por fim, concedeu liminar impedindo que o ex-presidente seja preso antes que os ministros voltassem a analisar o mérito da questão.

Sob forte pressão política, social e do próprio Judiciário, a sessão será retomada na tarde desta quarta-feira (4), às 14h. O pano de fundo é a execução da pena em segunda instância, decisão que o próprio Supremo já havia consolidado em 2016. O estopim para a retomada da discussão no STF foi o efeito político da condenação do ex-presidente Lula em segunda instância. Pré-candidato à Presidência da República, o petista teve a pena imposta pelo juiz Sérgio Moro, na primeira instância, e aumentada em segundo julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), sediado em Porto Alegre. De nove para 12 anos.

O julgamento ganhou um tempero extra na noite desta terça-feira (3). Por meio do Twitter, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, escreveu uma mensagem de “repúdio à impunidade”. O comentário do militar foi feito em duas postagens que registraram milhares de interações e provocaram reações diversas de internautas, alguns pedindo que Villas Boas seja mais claro a respeito do que quis dizer. O rebuliço nas redes sociais foi imediato, contra e a favor do general.

O tema coloca o STF no centro das atenções e o transformou em alvo de políticos, procuradores, advogados, integrantes de organizações sociais e até dos próprios juízes. Na segunda-feira (2), um grupo de advogados esteve no tribunal para entregar um documento assinado por 3,6 mil advogados de todo o país pedindo que os ministros revejam a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Eles pedem, em síntese, que seus clientes possam recorrer em liberdade até a última instância – no caso, o próprio Supremo.

No mesmo dia, outro grupo de juízes e procuradores levou à Corte abaixo-assinado com pouco mais de 5 mil assinaturas a favor da execução da pena após recursos na segunda instância. Na prática, a nota é uma forma de pressão contra uma nova mudança de entendimento no STF a respeito do momento cabível para a prisão de condenados que estejam recorrendo em liberdade. Ontem (terça, 3), uma carta assinada por 20 senadores, endereçada à presidente Cármem Lúcia, foi entregue no Supremo com manifestação de apoio à antecipação do cumprimento de sentenças em segundo grau. O entendimento no Congresso também é diverso. Uma outra ala defende que o petista recorra em liberdade.

O TRF-4, que já julgou o último recurso do petista, adota como praxe autorizar a prisão de condenados em segunda instância e que não tenham mais direito a recurso no tribunal, caso de Lula. Nesta quarta-feira (4), se o Supremo mantiver o entendimento firmado em outubro de 2016, quando decidiu pela prisão depois da segunda instância por seis votos a cinco, Moro pode decretar a prisão de Lula no mesmo dia.

Manifestações

De um lado e de outro, manifestações são esperadas para esta quarta-feira (4) – algumas já estão nas ruas há dias, em diversos formatos e circunstância. Ontem (terça, 3), grupos como o Vem pra Rua (VPR) e o Movimento de Combate à Corrupção (MCC) mobilizou as redes sociais a favor da prisão em segunda instância, com movimento nacional que teve início às 18h. Já os defensores de Lula e da prisão apenas após trânsito em julgado também se organizaram e prometem promover uma série de atividades com a militância petista no dia do julgamento, espalhando nas redes a hashtag #Lulalivre. Ambos os grupos prometem ocupar as cercanias do STF, o que provocou providências de reforço na segurança pública da capital federal (leia mais abaixo).

O Vem Pra Rua mobilizará pessoas em 100 cidades e em pelo menos quatro países, de acordo com os organizadores. A promessa é de manifestação pacífica, democrática e contra a corrupção. O grupo entende que “rediscutir as prisões após condenação em segunda instância pode não só beneficiar o ex-presidente Lula, como também todos os outros investigados e condenados por crimes de corrupção que travam o desenvolvimento do Brasil, além de criminosos de outras naturezas”. Para VPR, voltar ao tema é “algo oportunista e inadequado – em especial neste momento em que o país busca renovação”.

O Movimento Brasil Livre (MBL) também convocou manifestações contra o ex-presidente Lula. Os atos também começaram ontem (terça-feira, 3), às 18h. O grupo promete se reunir em frente ao Supremo durante o julgamento. De acordo com Ian Garcez, membro do MBL, caso o tribunal negue o habeas corpus a Lula, o MBL fará celebrações em diversos estados brasileiros. “Caso contrário, daremos início a outra estratégia de mobilização”, garante.

Operação de guerra

Em Brasília, as forças de segurança farão alterações no trânsito da cidade “para garantir a segurança dos manifestantes”. As manifestações ficarão limitadas à Alameda das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional, a cerca de 200 metros do prédio. Itens como balões e bonecos infláveis gigantes terão o acesso barrado em uma grande área delimitada na Esplanada dos Ministérios.

A exemplo do que se viu durante a última votação do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, em 31 de agosto de 2016, haverá uma divisão da Esplanada entre os manifestantes favoráveis e contrários a Lula. Essa divisão será feita por meio de um corredor de policiamento ostensivo e uma grade de 1,20 metro de altura. Os contrários à concessão do habeas corpus deverão ficar à direita da Esplanada, concentrando-se no Museu Nacional. Já os favoráveis à decisão ficarão à esquerda, reunindo-se a partir do Teatro Nacional.

Por questão de segurança, a Secretaria de Segurança Pública do DF não informou o efetivo de policiais a ser colocado em ação. Pelo mesmo motivo, o Supremo Tribunal Federal também não informou quais procedimentos de segurança serão executados. Uma manifestação organizada por ruralistas ficará concentrada no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, estádio de futebol a menos de cinco quilômetros do Congresso.

Congresso em Foco

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

viatura PMPB

Idoso condenado em São Paulo por estuprar criança é preso na Paraíba

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Polícia Federal prende homem com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Morre aos 95 anos ator paraibano José Santa Cruz

Morre ator paraibano José Santa Cruz, ex-integrante do Zorra Total e dublador do Dino