Mais de 290 mil famílias paraibanas podem receber descontos na conta de energia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Paraíba possui mais de 290 mil famílias que têm direito ao desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mas ainda não utilizam o benefício. Atualmente, o estado conta com mais de 655 mil clientes já contemplados, sendo que 28% deles tiveram a fatura zerada desde a alteração nas regras do programa.

A ampliação do desconto ocorreu após a implementação da Medida Provisória 1.300/2025, em 5 de julho, que trouxe novas regras para o benefício. Agora, famílias com renda per capita de até meio salário-mínimo e consumo mensal de até 80 kWh têm isenção total da tarifa de energia. No entanto, encargos e tributos municipais ou estaduais poderão ser cobrados, conforme a legislação vigente.

Para receber o benefício do Governo Federal, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar mensal por pessoa de até meio salário-mínimo ou de até três salários-mínimos no caso de portador de doença que exija uso contínuo de aparelhos elétricos. Também têm direito as famílias indígenas, quilombola ou com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada.

O gerente de Serviços Comerciais da Energisa, Danillo Lelis, explica que o desconto é aplicado automaticamente para quem já se enquadra nos critérios da Tarifa Social, sem necessidade de solicitação: “Caso o titular da conta seja diferente do beneficiário de programas sociais, é preciso a atualizar os dados na Energisa, que pode ser feito pelos canais digitais, sem sair de casa. Basta ter em mãos uma conta de energia recente, um documento pessoal e o cartão do Número de Identificação Social (NIS)”, garante o gerente.

Importante ressaltar que o CadÚnico e o NIS têm que ser renovados a cada dois anos ou perdem a validade. Além disso, apesar da inscrição automática passar a ser obrigatória, se o cliente desejar, ele pode solicitar pessoalmente o benefício em uma agência de atendimento.

Sobre o benefício – A Tarifa Social de Energia Elétrica é um projeto social que dá descontos na conta de luz para quem atende os pré-requisitos do programa federal.

Antes da Medida Provisória, a Tarifa Social oferecia descontos progressivos conforme o consumo. Agora, quem consumir até 80 kWh/mês terá 100% de desconto sobre a tarifa de energia, podendo permanecer os impostos, encargos e serviços adicionais, conforme legislação vigente. Caso o consumo ultrapasse os 80 kWh, será cobrado apenas o valor proporcional ao que exceder essa faixa.

Para mais informações, os interessados podem ligar para o número 0800 083 0196, contatar o Whatsapp Gisa no número 83 9 9135-5540, acessar o aplicativo Energisa ON ou visitar o site www.energisa.com.br

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa