Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ruy defende construção de novas creches e ampliação de vagas em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O alto percentual de crianças que estão fora das creches em João Pessoa tem atrapalhado o desenvolvimento educacional dos pequenos e prejudicado a vida de pais e responsáveis. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2023, uma a cada três crianças de 0 a 3 anos está fora da creche por falta de vagas na rede pública de ensino.

A construção de novas estruturas e a ampliação das vagas é urgente, defende o deputado federal Ruy Carneiro. “Educação transforma vidas e precisa ser tratada como prioridade. A falta de vagas nas creches de João Pessoa não prejudica apenas a formação das crianças. Isso acaba impedindo que pais e responsáveis possam trabalhar e dediquem tempo integral para cuidar de quem está fora da sala de aula. Estamos praticamente na metade do quarto ano da atual gestão e até agora nenhuma nova unidade de educacional foi aberta na capital. O tema tem que ser encarado com seriedade. Os novos equipamentos a serem construídos precisam começar a funcionar o mais rápido possível”, ressaltou.

Ruy defende que durante o período de construção das novas creches, as vagas sejam ofertadas pela Prefeitura por meio de convênios com unidades particulares. “Esse tempo perdido não volta. A criança que hoje está esperando e que deveria estar na creche, daqui a pouco que ela cresceu. Ela não vai ficar eternamente em idade de creche. A solução temporária, que não pode ser tratada como política principal, é a gestão pagar por bolsas e garantir as vagas por meio de creches particulares. O orçamento da Prefeitura é gigantesco e chega a cerca de R$ 4 bilhões. O que existe é a péssima administração desses recursos. É inconcebível você não ter feito uma creche”, enfatizou.

A gravidade da situação foi citada recentemente pelo promotor de justiça de Defesa da Educação, Luis Nicomedes de Figueiredo Neto, durante entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação. “A legislação assegura que o aluno tem direito a frequentar um estabelecimento próximos de sua residência. Compreendemos as dificuldades da gestão, mas é necessário que haja a construção de mais creches. Temos uma rede municipal com quase 200 unidades de ensino e mais de 70 mil alunos na rede pública. Sabemos que é humanamente impossível receber todos esses alunos. O Ministério Público busca o aumento no número de vagas. Que isso possa se tornar política pública efetiva do município, independente do gestor que esteja a frente”, revelou.

Os problemas na educação de João Pessoa também são evidenciados por indicadores nacionais. De acordo com dados do IBGE, a cidade registrou a maior taxa de analfabetismo entre todas as regiões metropolitanas do Brasil, com 7,6%. Números do Pnad também revelaram que a capital paraibana e as demais cidades da Região Metropolitana possuem cerca de 80 mil pessoas analfabetas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

rafaellared

Missão eleitoral triplicada para a advocacia

WhatsApp Image 2024-05-21 at 17.52.23

Com parecer de Daniella Ribeiro, é aprovado projeto que reconhece quadrilhas juninas como manifestação nacional

ruyabrae (1)

Ruy destina recurso pioneiro para combate a dependência química na Região de João Pessoa

WhatsApp Image 2024-05-21 at 15.23.13

Inácio Falcão lança pré-candidatura a prefeito e diz que Romero não é adversário de Bruno

TJPB lateral

Tribunal de Justiça publica editais para acesso ao cargo de desembargador

forumcabeelo (1)

Justiça absolve homem acusado de envolvimento na morte de lutador de MMA

Artesanato paraibano

Governo publica edital de programa que promove circulação de artistas da PB fora do estado

Antônio Neto prisão

Mentor de golpe milionário, Antônio Neto vai para prisão domiciliar na Argentina

cartaxo12

Internado, Luciano Cartaxo pode receber alta médica ainda hoje

Acidente na BR 230 deixa um motociclista morto

Motociclista morre após bater em traseira de caminhão na BR-230, em João Pessoa