Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura de João Pessoa realiza Dia D de vacinação contra gripe e dengue neste sábado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Neste sábado (13), o compromisso da população é o cuidado com a saúde. É que a Prefeitura de João Pessoa realiza o Dia D de vacinação para atualização da caderneta e para atender as pessoas que já podem receber as doses que protegem contra dengue e Influenza. A abertura oficial da campanha será às 8h, no Mercado Público de Mangabeira.

Neste sábado os serviços funcionarão nos seguintes horários: todas as vacinas de rotina e de campanha serão ofertadas no Centro de Imunização, nas Policlínicas Municipais e em diversas Unidades de Saúde da Família (USF), no período das 8h às 12h. Haverá também a prestação de serviço nos três pontos móveis, criados estrategicamente para garantir a assistência contínua a população, que estão localizados no Shopping Sul, no Home Center Ferreira Costa e no Shopping Tambiá. Os pontos móveis irão funcionar no período das 12h às 21h, exclusivamente com a administração das doses de campanha (contra Dengue e Influenza).

“Pedimos principalmente as pessoas que fazem parte do grupo prioritário, que não deixem de procurar uma Unidade de Saúde mais próxima para se vacinar. O mesmo para as crianças e adolescentes que ainda não se vacinaram contra a Dengue, considerando o prazo previsto para esta campanha”, alertou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização na Capital. “A prevenção contra dengue e Influenza tem o objetivo de reduzir o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da morbimortalidade pelas doenças, principalmente de quem faz parte do grupo prioritário”, completou.

Proteção contra dengue – A vacina é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto de duas doses, em intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

Proteção contra Influenza – Já contra a gripe, a vacina inicialmente está sendo administrada apelas para pessoas que fazem parte do grupo prioritário. São elas: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (aquelas mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Documentação – Para vacinação contra a dengue, basta o usuário levar a Caderneta de Vacinação e um documento oficial. Para Influenza é necessário levar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.

Vacinação domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito. É necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Locais para vacinação no ‘Dia D’ – 13 de abril

Home Center Ferreira Costa
Apenas as vacinas que protegem contra Dengue e Influenza
Horário: 12h às 21h

Shopping Tambiá
Apenas as vacinas que protegem contra Dengue e Influenza
Horário: 12h às 21h

Shopping Sul
Apenas as vacinas que protegem contra Dengue e Influenza
Horário: 12h às 21h

Unidades de Saúde da Família (USFs)
Com todas as vacinas de Campanha (Covid-19, Dengue, Influenza) e atualização da caderneta
Horário: 8h às 12h
*exceção: das USFs Jardim Planalto, Costa e Silva, Vieira Diniz, Maria de Nazaré, Grotão, Cidade Verde, Alto do Céu II, Timbó.

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
Com todas as vacinas de Campanha (Covid-19, Dengue, Influenza) e atualização da caderneta
Horário: 8h às 12h

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

rafaellared

Missão eleitoral triplicada para a advocacia

WhatsApp Image 2024-05-21 at 17.52.23

Com parecer de Daniella Ribeiro, é aprovado projeto que reconhece quadrilhas juninas como manifestação nacional

ruyabrae (1)

Ruy destina recurso pioneiro para combate a dependência química na Região de João Pessoa

WhatsApp Image 2024-05-21 at 15.23.13

Inácio Falcão lança pré-candidatura a prefeito e diz que Romero não é adversário de Bruno

TJPB lateral

Tribunal de Justiça publica editais para acesso ao cargo de desembargador

forumcabeelo (1)

Justiça absolve homem acusado de envolvimento na morte de lutador de MMA

Artesanato paraibano

Governo publica edital de programa que promove circulação de artistas da PB fora do estado

Antônio Neto prisão

Mentor de golpe milionário, Antônio Neto vai para prisão domiciliar na Argentina

cartaxo12

Internado, Luciano Cartaxo pode receber alta médica ainda hoje

Acidente na BR 230 deixa um motociclista morto

Motociclista morre após bater em traseira de caminhão na BR-230, em João Pessoa