Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Caminhão derruba postes e deixa 8 mil consumidores sem energia elétrica na Capital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na manhã desta quarta-feira (17), um caminhão derrubou quatro postes e causou danos complexos na rede elétrica em Gramame, provocando a interrupção no fornecimento de energia para cerca de 8 mil clientes da área. Equipes foram enviadas ao local imediatamente e já reestabeleceram a energia para 99% dos clientes afetados. Diante da complexidade dos danos, as equipes continuam atuando no local para recompor as estruturas danificadas com a maior brevidade possível e normalizar a situação.

Levantamento realizado pela Energisa Paraíba aponta que, até agora, no mês de janeiro, foram registrados 17 acidentes envolvendo colisões em postes, na Paraíba.

Durante todo o ano de 2023, a empresa registrou 589 ocorrências em todo Estado. Essas colisões podem gerar vítimas fatais e a interrupção de energia elétrica em residências, escolas, comércios e hospitais, além de causar transtornos no trânsito.

Para minimizar o impacto no fornecimento de energia dos clientes, a concessionária tem investido cada vez mais em tecnologias, automação e medidas de prevenção, para reduzir o número de clientes atingidos em situações como estas: “Temos um Centro de Operação Integrado moderno que permite o monitoramento 24 horas por dia e quando é possível, realiza manobras telecomandadas para restabelecer a energia elétrica com segurança o mais rápido possível”, explica o coordenador do Centro de Operações da empresa, Bruno Correa.

Outro fator relacionado aos acidentes com postes é a responsabilidade de quem irá arcar com os prejuízos. Dependendo da estrutura atingida, cada colisão pode prejudicar o abastecimento de energia para cerca de 20 mil clientes, impactando comércios, residências e prestações de serviços.

“E os prejuízos não são apenas com a falta de suprimento de energia naquela área. A instalação de uma nova estrutura pode levar de três a quatro horas e o custo médio desta atividade pode variar de R$ 4 mil a R$ 30 mil ou mais, caso tenha que substituir transformador e outros equipamentos. É importante ressaltar que, conforme regulação da Agência Nacional de Energisa Elétrica (Aneel), o custo pelos danos causados e substituição das estruturas avariadas, seja postes, transformadores, rede, etc, é cobrado do condutor do veículo causador do sinistro” enfatiza a gerente de Construção e Manutenção da Energisa, Danielly Formiga.

O que fazer em caso de acidente?

A Energisa possui em sua rede de distribuição com tecnologias de proteção, que desligam o fornecimento de energia, em caso de interferência nos cabos ou postes. Porém, a primeira atitude dos envolvidos em um acidente com poste deve ser garantir sua própria segurança. Motoristas, passageiros, pedestres e moradores da região devem ficar atentos à possibilidade de haver cabos energizados no chão ou em cima de veículos.

No caso de um abalroamento com poste, a Energisa recomenda que, sempre que possível, o condutor permaneça no veículo e acione imediatamente a Energisa, pois podem ter cabos sobre o veículo ou próximos, podendo ocasionar choque elétrico. O SAMU e o Corpo de Bombeiros também devem ser acionados.

Em caso de urgências envolvendo a rede elétrica, a Energisa deve ser avisada imediatamente para que os reparos sejam feitos de forma segura, por meio do 0800 083 0196.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

Jackson e Couto

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

pollyanaabrigo

Governo da Paraíba lança editais para investimentos em projetos na área social e em abrigos de idosos

carteira de trabalho

Taxa de desocupação na Paraíba cai para 9,9% no primeiro trimestre de 2024

crecicarteira

Novos corretores de imóveis recebem orientações sobre resoluções e documentação cartorária

ruycidade

Risco de inundação em João Pessoa ameaça 6 mil moradias, diz Ruy

cansada

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Luiz Couto 2024

Luiz Couto diz que Cartaxo tem maior densidade eleitoral e mais chance na disputa

Chuvas em JP dia 17

João Pessoa tem chuvas de 35,58 mm em 12 horas e Defesa Civil monitora áreas de risco

João Azevêdo 26

STF acata ação de João e suspende mudanças no prazo de pagamento de emendas parlamentares

Elefanta Lady (1)

Elefanta Lady, que viveu na Bica, morre aos 52 anos em santuário no MT