Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ruy defende intervenção no sistema de ônibus de João Pessoa: “Serviço é precário e abandonado”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Como se não bastasse o abandono, a falta de linhas, a precariedade dos veículos, a falta de acessibilidade nos ônibus de João Pessoa tem prejudicado milhares de pessoas com deficiência. A denúncia é do deputado federal Ruy Carneiro. Segundo ele, as reclamações se multiplicaram durante as atividades que marcam a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrada entre 21 e 27 de agosto.

Ruy listou os principais problemas e chamou a atenção para a gravidade da situação. “O caos, atraso, lentidão e sucateamento do sistema de ônibus de João Pessoa tem causado transtornos incalculáveis na vida das pessoas com deficiência. Tenho recebido uma série de denúncias sobre plataformas para cadeirantes quebradas, horas esperando para conseguir embarcar, linhas sem a menor condição de transportar essas pessoas e até de motoristas que não atendem aos pedidos de parada”, revelou.

O deputado cobra providências emergências dos poderes públicos e ações efetivas dos órgãos de fiscalização. “Isso é inaceitável e precisa de uma intervenção urgente. Ministério Público, órgãos de defesa do consumidor e demais autoridades precisam acompanhar a situação e garantir o direito dessas pessoas”, cobrou.

Um cadeirante que preferiu não se identificar revelou que espera horas para conseguir embarcar. “Pra chegar no Bessa de oito horas, preciso sair do Valentina no máximo de seis. Temos que torcer pra o motorista parar, mas praticamente todas a linhas que circulam no bairro estão com as plataformas de acessibilidade quebradas. E nem adianta denunciar. Já relatei a situação na cabine da Semob na Integração do Varadouro, mas não vemos nenhuma solução”, desabafou.

O mesmo problema foi relatado por outro cadeirante, que tem medo de sofrer represálias e preferiu não divulgar o nome. “Além dos transtornos já conhecidos e amplamente divulgados, o que mais revolta é a fiscalização ineficaz da Semob-JP. Eles não tem efetivo suficiente para suprir as demandas referente às pessoas com deficiência. Quando os usuários ligam denunciando um problema, eles dizem que vão resolver e nunca aparecem para solucionar”, criticou.

Entre as denúncias, as linhas com mais problemas nas plataformas de acessibilidade são a 5119, 5120, 2300, 120, 1015, 118 e 1008, todas na Zona Sul.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

Caixa Econômica, Desenrola Brasil

Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda-feira

Estoquista

Sine-JP tem 215 vagas de emprego para pessoas com e sem experiência

cartaxo12

Hospital informa que Luciano Cartaxo deve ter alta em breve

chuvaspatos

Chuva forte alaga ruas na tarde deste domingo em Patos

chuva agua FOTO Pixabay_

Paraíba inicia semana com alertas de acumulado de chuva

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

faxineira limpeza FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente