Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Paraíba realiza Dia D de multivacinação e oferece doses contra covid-19 e outras doenças

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, neste sábado (22), mais um Dia D de vacinação para ampliar a oferta das vacinas, atualizar esquema o vacinal de rotina e covid-19, além de melhorar a cobertura das vacinas nos 223 municípios. A mobilização vai oferecer aos paraibanos as doses das vacinas contra covid-19 e todos os imunizantes do calendário de rotina para atualização das cadernetas que estão em atraso. Durante o ano de 2023, já foram promovidos, pela SES em parceria com os municípios, cinco dias D.

Na Paraíba, mais de mil salas de vacinas estão disponíveis durante todo o ano. Neste dia D, são 727 pontos abertos em 194 municípios que aderiram à mobilização. A vacina bivalente, disponível para todo público a partir de 18 anos, é um dos imunobiológicos que precisa ter a cobertura ampliada na Paraíba. Até o momento, apenas 15,5% do público-alvo foi alcançado, quando a meta estabelecida para esta vacina é de 90%. Mais de 2.980.000 pessoas são elegíveis para o reforço e 849.090 doses de bivalente já foram distribuídas.

De acordo com secretário de Saúde, Jhony Bezerra, alguns públicos merecem atenção especial em relação à vacinação contra covid-19. “As crianças, sobretudo aquelas com idade entre 6 meses e 4 anos, alcançaram apenas 24,49% de cobertura na primeira dose. Nossos dados também apontam que as crianças entre 5 e 11 anos precisam comparecer para receber a dose de reforço. Em relação aos adultos, temos uma cobertura insuficiente da vacina bivalente. O dia D estará oferecendo para todos os públicos previamente contemplados as vacinas contra covid-19 e as vacinas da rotina. É uma oportunidade para que toda a família atualize os cartões de vacinação com as doses garantidas pelo SUS para as doenças imunopreveníveis”, afirma.

A chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Márcia Mayara, destaca que os municípios devem investir em estratégias para facilitar o acesso das pessoas às doses, garantindo que as coberturas alcancem níveis seguros para a população. “A multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, mas entendemos que às vezes a família não tem disponibilidade durante o horário habitual de funcionamento das salas de vacina. Por isso, os municípios precisam ampliar os pontos estratégicos de vacinação realizando ações em praças, parques, rodoviárias, igrejas, escolas e feiras livres, entre outros. Também é importante promover o acesso da vacina para os residentes de zona rural ou comunidades de difícil acesso”, explicou.

A vacina bivalente contra covid-19, oferecida como reforço para a população a partir de 18 anos, pode ser tomada 4 meses após a última dose monovalente do esquema primário. Quem recebeu outras doses de reforço anteriores também precisa garantir a proteção com a bivalente, respeitando o mesmo período de tempo após a última dose. Pessoas pertencentes aos grupos prioritários devem receber a vacina bivalente a partir de 12 anos. Os municípios que farão mobilização neste Dia D devem comunicar previamente aos seus residentes os horários e locais de funcionamento dos pontos de vacinação e garantir o funcionamento durante todo o turno informado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

TJPB lateral

Tribunal de Justiça publica editais para acesso ao cargo de desembargador

forumcabeelo (1)

Justiça absolve homem acusado de envolvimento na morte de lutador de MMA

Artesanato paraibano

Governo publica edital de programa que promove circulação de artistas da PB fora do estado

Antônio Neto prisão

Mentor de golpe milionário, Antônio Neto vai para prisão domiciliar na Argentina

cartaxo12

Internado, Luciano Cartaxo pode receber alta médica ainda hoje

Acidente na BR 230 deixa um motociclista morto

Motociclista morre após bater em traseira de caminhão na BR-230, em João Pessoa

Delegação da Paraíba no 24º Grito da Terra Brasil, em Brasília

Delegação da Fetag-PB participa de mobilização em Brasília do 24º Grito da Terra Brasil

Professora

MP recomenda medidas para promoção da igualdade racial nas escolas estaduais

João Azevêdo é homenageado na CMJP

João Azevêdo é homenageado na Câmara por obras estruturantes na Capital

Thyago Colaço e Luís Faro Ramos

Presidente da Câmara Portuguesa confirma visita do embaixador de Portugal à Paraíba