Quatro Câmaras de Vereadores têm contas aprovadas pela 1ª Câmara do TCE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, reunida na manhã desta quinta-feira (13), decidiu pela regularidade das contas do exercício de 2021 apresentadas pelas Câmaras de Vereadores de Santa Helena, Vieirópolis e Santana de Mangueira (com ressalvas), conforme voto do conselheiro Fábio Nogueira, relator dos três processos. Também houve aprovação às contas de idêntico exercício da Câmara de Umbuzeiro, como propôs o relator Renato Sérgio Santiago Melo.

O órgão fracionário do TCE converteu em Tomada de Contas Especial e avocou para o Tribunal Pleno o processo de Inspeção formalizado para examinar a inexigibilidade da Licitação nº 029/2016 e decorrente contrato do Escritório Paraguay Ribeiro Coutinho Advogados Associados então encarregado pela Prefeitura de São Miguel de Taipu da execução de serviços de consultoria e assessoria em royalties de petróleo. A decisão deu-se conforme entendimento do relator Renato Sérgio.

O pregão realizado em 2021 pela Prefeitura de Cabedelo, as atas de registro de preços e os contratos disso decorrentes para aquisição de equipamentos destinados ao Hospital Geral de Cabedelo tiveram os autos processuais encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU), em decorrência da utilização de recursos federais, como decidiu o relator Fernando Catão.

A 1ª Câmara ainda entendeu pela regularidade da dispensa de licitação 02/2020 (seguida de contrato) realizada pela Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia para contratação de serviço de internet de que foram beneficiados, no período da pandemia de Covid, quase 263 mil alunos da rede pública escolar. O processo também teve a relatoria do conselheiro Fernando Catão.

A emissão dos autos ao TCU, dado o uso de verbas federais, não impediu a abertura de Inspeção Especial relacionada à análise dos aspectos formais da Inexigibilidade de Licitação e posteriores contratos feitos, em 2022, pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano para o Programa de Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite (PAB-Leite), processo com relatoria a cargo do conselheiro substituto Renato Sérgio.

A 1ª Câmara do TCE tem como presidente o conselheiro Fernando Catão. O Ministério Público de Contas esteve representado, na sessão desta quinta-feira, pela procuradora Elvira Samara Pereira de Oliveira. Todos os julgamentos podem ser acompanhados pela TV TCE-PB, Canal no Youtube.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa