Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Volume de vendas do varejo da Paraíba abre ano com maior crescimento do País, revela IBGE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As vendas do varejo paraibano abriram o ano de 2023 com a maior taxa de crescimento do País. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (12), mostram que o comércio expandiu 15,9% no volume de vendas em janeiro, quando comparado com o mesmo mês do ano passado, enquanto o País apresentou alta com taxa mais modesta de 2,6%.

Segundo pesquisa do IBGE, além da Paraíba (15,9%), que liderou as vendas frente a janeiro de 2022, os estados do Maranhão (12,9%) e de Tocantins (11%) apresentaram os melhores resultados do País. Já entre os resultados negativos na comparação interanual, destacam-se Rio de Janeiro (-2,2%), Paraná (-1,4%) e o Pará (-1,3%).

Frente a janeiro de 2022, segundo o IBGE, seis das oito atividades pesquisadas apresentaram alta nas vendas: Combustíveis e lubrificantes; Livros, jornais, revistas e papelaria; Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; Móveis e eletrodomésticos; Tecidos, Vestuário e Calçados; e Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Já as duas atividades com as vendas em queda foram Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e Outros artigos de uso pessoal e doméstico.

PB TEVE MAIOR ALTA EM 2022 – A pesquisa do IBGE também divulgou, nesta quarta-feira (13), os resultados do comércio varejista no acumulado dos doze meses do ano passado. A Paraíba apresentou a maior taxa de crescimento do varejo entre as 27 unidades da federação do País, com a alta expressiva de 13,9% no ano de 2022, enquanto o país registrou alta de apenas 1%.

Além da Paraíba, apenas Roraima (11,1%) apresentou alta no ano passado acima de dois dígitos no varejo.

COMÉRCIO AMPLIADO – No indicador do varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, a Paraíba registrou a segunda maior taxa do País em janeiro com expansão de 13,9%, ficando atrás apenas do Espírito Santo (14,1%), enquanto o País apresentou uma leve alta de 0,5%. O IBGE também divulgou os resultados do comércio ampliado do ano passado. A Paraíba registrou a maior taxa de crescimento com 8,4% enquanto o País amargou uma queda de 0,6%.

No varejo ampliado ainda, a comparação entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023 teve resultados positivos em 10 Unidades da Federação, com destaque para: Espírito Santo (14,1%), Paraíba (13,9%) e Acre (12,9%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram oito Estados, com destaque para Pernambuco (-15,4%), Bahia (-7,7%) e Pará (-6,7%).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

Jackson e Couto

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

pollyanaabrigo

Governo da Paraíba lança editais para investimentos em projetos na área social e em abrigos de idosos

carteira de trabalho

Taxa de desocupação na Paraíba cai para 9,9% no primeiro trimestre de 2024

crecicarteira

Novos corretores de imóveis recebem orientações sobre resoluções e documentação cartorária

ruycidade

Risco de inundação em João Pessoa ameaça 6 mil moradias, diz Ruy

cansada

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Luiz Couto 2024

Luiz Couto diz que Cartaxo tem maior densidade eleitoral e mais chance na disputa

Chuvas em JP dia 17

João Pessoa tem chuvas de 35,58 mm em 12 horas e Defesa Civil monitora áreas de risco

João Azevêdo 26

STF acata ação de João e suspende mudanças no prazo de pagamento de emendas parlamentares

Elefanta Lady (1)

Elefanta Lady, que viveu na Bica, morre aos 52 anos em santuário no MT