Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TJPB homenageia centenário do desembargador Mário da Cunha Moreno

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio da Comissão de Cultura e Memória, realizou, nesta segunda-feira (26), a solenidade virtual comemorativa ao centenário do Desembargador Mário da Cunha Moreno (in memoriam 1922-2022).

O Presidente do Poder Judiciário estadual, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, saudou os familiares do homenageado, em nome da viúva, Ayene Lyra Moreno, a quem entregou, simbolicamente, a placa homenageando o legado jurídico e administrativo do Desembargador Mário da Cunha Moreno.

O Desembargador-Presidente realçou a importância do projeto de homenagem às pessoas que contribuíram para o engrandecimento do Poder Judiciário paraibano, elogiando o trabalho de resgate histórico e da memória do Tribunal, desenvolvido pelo presidente da Comissão de Memória e Cultura, Desembargador Marcos Cavalcanti.

“Não poderia ser diferente, em se tratando do Desembargador Mário da Cunha Moreno. Nós estamos homenageando o magistrado, seu trabalho, sua luta com toda a dignidade, que deixou uma marca na Justiça paraibana”, salientou o Desembargador Saulo Benevides, enfatizando ser uma solenidade simples, porém, de grande significado para todos.

O Desembargador Marcos Cavalcanti teceu breve relato sobre a biografia do homenageado, destacando momentos especiais e marcantes. “Receba, saudoso Desembargador Mário da Cunha Moreno, esta simbólica e justa, também sincera homenagem do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba pela passagem do centenário do seu nascimento, que o Tribunal, na minha pessoa, estende à viúva e aos filhos aqui presentes”, enalteceu.

Ao discursar, em nome da família, a neta do Desembargador homenageado, Werana Moreno Luna agradeceu a homenagem, narrou a história de vida e destacou seu avô como um juiz modesto, de coração sereno e gentil, evidenciando, ainda, o amor à Justiça e ao país. “Foram 42 anos dedicados à judicatura. Não é à toa que ele exerceu a magistratura como um sacerdócio. Além de honrar a toga, meu avô tinha amor à pátria. Vovô era um homem discreto e desprovido de vaidade”, comentou.

Também acompanharam a solenidade virtual, os Desembargadores Maria das Graças Morais Guedes (Vice-Presidente), João Benedito da Silva (Ouvidor de Justiça), Ricardo Vital de Almeida (diretor da Escola Superior da Magistratura – Esma), Joás de Brito Pereira Filho e Marcos William de Oliveira, entre outras autoridades, a exemplo do representante do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Desembargador Alexandre Costa de Luna Freire, o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade Medeiros, o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Max Nunes, e ainda Juízes auxiliares da Presidência do Tribunal de Justiça, magistrados diretores de Fóruns, diretores do TJPB e familiares do homenageado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cartaxo12

Hospital informa que Luciano Cartaxo deve ter alta em breve

chuvaspatos

Chuva forte alaga ruas na tarde deste domingo em Patos

chuva agua FOTO Pixabay_

Paraíba inicia semana com alertas de acumulado de chuva

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

faxineira limpeza FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre