Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ministro do TSE aprova candidatura de Márcia Lucena a deputada estadual

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acatou o recurso eleitoral ordinário apresentado pela defesa de Márcia Lucena (PT) e aprovou o registro de candidatura dela a deputada estadual. A decisão saiu na tarde desta segunda-feira, 26. Na mesma sentença, o ministro determinou a comunicação de seu entendimento com urgência ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba para restabelecer, menos de uma semana antes da eleição, a possibilidade de repasse, à campanha de Márcia, dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha.

No TRE paraibano, o registro de candidatura de Márcia havia sido rejeitado. Os magistrados entenderam que a ex-prefeita do Conde e ex-secretária de Educação do Estado havia sido condenada pela prática de abuso de poder em decisão colegiada da Justiça eleitoral em 2020, o que atrairia a causa inelegibilidade prevista na Lei Complementar n. 64/1990.

A defesa de Márcia, contudo, pontuou que ela não sofreu essa punição e, portanto, não estaria inelegível. À ex-secretária de Educação da gestão de Ricardo Coutinho fora imposta multa no valor de R$ 60.000,00 por conduta vedada pela distribuição, durante o período eleitoral de 2014, de kits escolares contendo propaganda institucional.

“A Ação de Investigação Judicial Eleitoral, em que foram condenados o então chefe do Executivo e a recorrente, tinha como investigadas inúmeras outras pessoas, abordando-se diversas condutas, o que repercutiu na complexidade do caso e na análise da responsabilidade de cada um dos agentes. Assim, o exame de todos esses aspectos do caso específico em apreço permite constatar fundada dúvida acerca da efetiva condenação da recorrente pela prática de abuso do poder político. Por conseguinte, aplica-se ao caso a jurisprudência desta Corte segundo a qual, “‘[o] direito à elegibilidade é direito fundamental. Como resultado, de um lado, o intérprete deverá, sempre que possível, privilegiar a linha interpretativa que amplie o gozo de tal direito’. Ante o exposto, dou provimento ao recurso ordinário, nos termos do art. 36, § 7º, do RI-TSE, para deferir o registro de candidatura”, explicou Benedito Gonçalves.

Márcia comenta – O ParlamentoPB entrou em contato com a candidata Márcia Lucena e recebeu dela a seguinte mensagem: “Nesse momento estou na UTI com minha mãe! Não posso gritar, falar, atender telefone. Só posso chorar de alívio e agradecer a Deus e aqueles que estando no lugar de fazer justiça, fazem! Não devemos esmorecer nem desistir nunca! Agora será nas urnas! E não não nas nãos de poucos que acham que tem o poder de estancar a vida”, resumiu.

 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

‘Festa da Adoção’ tenta aproximar crianças e adolescentes de pessoas aptas a adotar

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

vacina seringa FOTO Pixabay

Paraíba registra sexta maior taxa de vacinação contra a Covid-19, no primeiro trimestre de 2023

arroz FOTO marcello casal jr agencia brasil

Governo Federal autoriza compra de 1 milhão de toneladas de arroz

chuva FOTO Pixabay

Inmet alerta para chuvas intensas na Grande João Pessoa e Litoral Norte e Sul

atos golpistas 8 de janeiro FOTO marcelo camargo agencia brasil

PRF prende envolvido nos atos golpistas de 8 de janeiro que tentava fugir para a Argentina

preso FOTO Pixabay

Suspeito de aplicar golpe em venda de carro na Paraíba é preso em Maceió

quina sao joao FOTO marcello casal jr agencia brasil

Mega-Sena sorteia prêmio R$ 47 milhões e começam apostas da Quina de São João

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Motorista é internado em estado grave após carro capotar na BR-230, em Cruz do Espírito Santo

glaucoma FOTO marcello casal jr agencia brasil

Glaucoma: monitoramento evitou cegueira em 300 mil brasileiros

caminhao macaxeira tomba conde pb

Caminhão tomba, trabalhador morre e outros ficam feridos em Tambaba

adrianogaldinoitabaiana (1)

Adriano Galdino recebe Título de Cidadão Itabaianense