Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Irmãs denunciam terem sido expulsas do Bar do Cuscuz por homofobia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Duas irmãs foram vítimas de homofobia no Bar do Cuscuz da avenida Cabo Branco, em João Pessoa, na noite desta sexta-feira, 26. Uma das moças fez o relato em seu perfil nas redes sociais e disse ter sido abordada pelo gerente da casa, de nome Nilton, quando saía do banheiro. Naquele instante o funcionário dito para elas se retirarem do estabelecimento porque estavam abraçadas. “Vocês nao podem ficar trocando caricias aqui, estão reclamando de vocês, porque tem um parquinho ao lado e todos estão reclamando. Peço para vocês irem lá para fora”, contou a empresária mais velha sobre o ocorrido.

“No momento, estávamos conversando sobre uma situação delicada sobre nossa família e grosseiramente fomos expulsas do ambiente”, reclamou a empresária que havia abraçado a irmã mais nova no momento em que foi interrompida pelo gerente do restaurante.

As duas moças voltaram à mesa onde os pais a esperavam e pediram que eles intercedessem junto ao gerente para explicar que elas eram irmãs.

“É importante ressaltar que, independentemente de nossa orientação sexual, não poderíamos ser abordadas e expulsas de tal maneira. Nos sentimos agredidas e diminuídas. O Nilton, ao ser questionado por nossos pais, manteve o mesmo discurso de discriminação, dizendo que não poderiamos nos abraçar, mesmo sendo irmãs. Ao ser indagado por nossa mãe, ele simplesmente debochou de toda a situação, e afirmou que a conduta estava correta. Para evitar maior constrangimento, resolvemos sair e abrir esse boletim de ocorrência”, resumiu ela.

Ironicamente, o Bar do Cuscuz exibe um cartaz com as inscrições “Discriminação por orientação sexual é ilegal e acarreta multa, Lei estadual nº 7.309/2003 e Decreto nº 2760/2006.” A obrigatoriedade de exibição da placa foi fruto de uma lei apresentada pelo deputado estadual Anísio Maia (PSB) e aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Crime – Não há uma lei específica que trate sobre o tema. Mas, desde 2019 a homofobia é considerada crime. Isso ocorreu após uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo a decisão, casos de homofobia e transfobia se aplicam a nova lei que trata do racismo.

Outro lado – O Bar do Cuscuz publicou uma nota em seus stories no Instagram para tratar do crime praticado ontem. O estabelecimento disse estar tomando providências para que “as pessoas envolvidas”, ou seja, o gerente, seja responsabilizado. Também é prometido no texto que toda a equipe passará por uma capacitação para lidar com respeito e simpatia com situações semelhantes. “Um gesto de carinho jamais é razão de punição, seja entre irmãs, amigas ou companheiras”, resume o texto que pode ser conferido na integra abaixo:

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

rafaellared

Missão eleitoral triplicada para a advocacia

WhatsApp Image 2024-05-21 at 17.52.23

Com parecer de Daniella Ribeiro, é aprovado projeto que reconhece quadrilhas juninas como manifestação nacional

ruyabrae (1)

Ruy destina recurso pioneiro para combate a dependência química na Região de João Pessoa

WhatsApp Image 2024-05-21 at 15.23.13

Inácio Falcão lança pré-candidatura a prefeito e diz que Romero não é adversário de Bruno

TJPB lateral

Tribunal de Justiça publica editais para acesso ao cargo de desembargador

forumcabeelo (1)

Justiça absolve homem acusado de envolvimento na morte de lutador de MMA

Artesanato paraibano

Governo publica edital de programa que promove circulação de artistas da PB fora do estado

Antônio Neto prisão

Mentor de golpe milionário, Antônio Neto vai para prisão domiciliar na Argentina

cartaxo12

Internado, Luciano Cartaxo pode receber alta médica ainda hoje

Acidente na BR 230 deixa um motociclista morto

Motociclista morre após bater em traseira de caminhão na BR-230, em João Pessoa