Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Com candidatura de Tebet estagnada, MDB lidera apoio a Lula

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Pré-candidatos a governos no Nordeste e líderes históricos do MDB abandonaram a senadora Simone Tebet (MDB-MS) à própria sorte e fazem campanha aberta para outro presidenciável: o petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os emedebistas candidatos ao governo Paulo Dantas, em Alagoas; e Veneziano Vital do Rêgo, na Paraíba; são alguns dos nomes que largaram a terceira via e declaram que vão dar palanque para o ex-presidente. O ex-governador Renan Filho, que será candidato ao Senado por Alagoas, também foi outro a declarar voto abertamente.

Força de Lula

Incapaz de combater a força de Lula perante líderes regionais do partido — como Eunício Oliveira (CE), Garibaldi Alves (RN) e o senador Renan Calheiros (AL) —, o MDB afirmou que não fará objeção a esse apoio e pregou respeitos aos diretórios estaduais que quiserem apoiar Lula. “Não há traição”, diz o partido.

No Maranhão, por exemplo, conversou com José Sarney e Edison Lobão. No Rio Grande do Norte, se reuniu com Garibaldi Alves. No Ceará, teve um papo e posou para fotos com Eunício Oliveira.

O apoio – e a busca pela recíproca de Lula – na região parece ter um motivo simples: o ex-presidente tem o maior percentual de intenções de voto no Nordeste em todos os levantamentos divulgados.

Parte desses apoios e a revelia a Tebet vêm da costura que o próprio Lula fez, especialmente durante suas viagens ao Nordeste, onde sempre se encontrou com líderes emedebistas.

Lula conseguiu participar até de costuras inusitadas, como no Maranhão, onde Roseana Sarney (MDB) disse ontem em entrevista que “a tendência é o MDB apoiar a reeleição” do governador Carlos Brandão (PSB), que terá na mesma chapa para disputar o Senado o ex-governador Flávio Dino —adversário histórico da família Sarney no estado.

Outra parceria veio por meio do deputado federal Walter Alves, presidente estadual do MDB no Rio Grande do Norte, que deve ser o vice de Fátima Bezerra (PT) na reeleição para o governo. O MDB fez oposição a Fátima na eleição passada.

Nota do MDB

“Não é rebeldia” Em nota, o diretório nacional do MDB admite que não vê o apoio a Lula como “rebeldia” ou “traição”, “mas sim um histórico de aliança na região do MDB com o PT”.

“O MDB é o partido mais democrático do país e respeita a autonomia dos diretórios estaduais, em especial aqueles constituídos pelo voto nas convenções estaduais.”

A nota lembra ainda que, nas eleições de 2018, candidatos em Alagoas e no Ceará já haviam apoiado o então candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad. Na ocasião, o MDB havia lançado Henrique Meirelles ao governo, que teve inexpressivo 1,2% dos votos válidos.

“Naquela oportunidade, o MDB elegeu um deputado federal em Alagoas e um deputado federal no Ceará. Ainda em Alagoas, o MDB venceu a eleição para o governo do Estado e para o Senado”, cita o comunicado emedebista.

Sobre a Paraíba, o MDB afirma que Veneziano já havia deixado claro a sua aliança com Lula, “mas se dispôs, quando oportuno, a receber a pré-candidata Simone Tebet, sua colega de Senado”.

Veneziano, inclusive, deve ter um petista como vice, mas o nome do ex-governador Ricardo Coutinho ainda é incerto por conta de sua inelegibilidade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso é violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado FOTO gilvan rocha agencia brasil

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

fernando_sastre_filho-motorista porsche SP

Justiça manda prender motorista de Porsche que causou acidente em São Paulo

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação