Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Parlamentares do PT denunciam Queiroguinha por tráfico de influência ao MPF

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A bancada do PT no Senado e um grupo de deputados filiados à legenda acionaram a Procuradoria Regional da República em João Pessoa acusando o filho do ministro Marcelo Queiroga, o estudante de medicina Antônio Cristóvão Neto (PL), de usurpação de função pública, tráfico de influência e possíveis crimes eleitorais.

Queiroguinha, como é conhecido, é pré-candidato a deputado federal pela Paraíba. Ele tem atuado na intermediação entre prefeitos e o Ministério da Saúde para tratar de liberação de verbas, além de se apresentar como representante do governo federal em agendas no estado e participar de solenidades com ministros.

“Nós, enquanto representantes do governo federal, precisamos ter um olhar voltado com muita sensibilidade para essa região, que tem um grande potencial na área social, na área educacional e nos recursos hídricos”, chegou a dizer em entrevista ao veículo Radiocidade Sumé.

O filho de Marcelo Queiroga nega as acusações de que fala em nome do governo federal e diz respeitar a legislação eleitoral.

Na representação feita ao Ministério Público Federal, os parlamentares do PT afirmam que o comparecimento de Queiroguinha a diversas agendas governamentais é conveniente à sua pretensão eleitoral.

“Supostamente, pode estar o representado, Queiroguinha, utilizando do cargo do pai em favor próprio, ao empregar as verbas ministeriais como moeda de troca para apoio político”, dizem os deputados e senadores.

A denúncia à Procuradoria Regional da República em João Pessoa é assinada pelos senadores petistas Paulo Rocha (PA), Humberto Costa (PE), Fabiano Contarato (ES), Jaques Wagner (BA), Jean Paul Prates (RN) e Rogério Carvalho (SE), pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN) e pelos deputados do PT Alexandre Padilha (SP), Erika Kokay (DF), Henrique Fontana (PR) e Jorge Solla (BA).

“Esse governo é uma esculhambação, não há outra conclusão a se chegar. Hoje mesmo a imprensa divulgou um vídeo em que esse rapaz diz o que o ministro e o que o Ministério fará ou deixará de fazer. É impressionante”, afirma Jean Paul Prates, que é líder da minoria no Senado.

“Por isso, nossa bancada está representando junto ao Ministério Público da Paraíba. É urgente investigar mais esse escândalo do governo federal, que não cansa de nos envergonhar”, completa.

A representaçãoi ainda destaca que o estudante não possui cargo ou exerce função pública, menos ainda no Ministério da Saúde, nem integra entidades da sociedade civil ligadas à saúde para comparecer a eventos institucionais da forma como tem feito.

Representação

“Há indícios —o que torna essencial uma averiguação pelo Ministério Público— de uma distorcida e nada republicana incursão de particular nas rotinas de atividades de Estado que são reservadas a quem investido de função pública nos estritos termos da lei”, diz a representação.

“E, ao que igualmente indiciam os fatos, com o aval da mais alta autoridade do Ministério da Saúde —não apenas ciente, como ele próprio, o agente a delegar uma representatividade pública a quem não caberia”, continua.

A representação pede a instauração de um inquérito civil e também que sejam ouvidos os ministérios da Saúde, da Defesa, da Infraestrutura e do Turismo, além de prefeitos paraibanos que se encontraram com o filho de Marcelo Queiroga.

Folha Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel