Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

ALPB vai debater inserção do jovem no mercado de trabalho e saúde mental da juventude

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Paraíba tem mais de um milhão de pessoas que se enquadram dentro da faixa etária de 15 a 29 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). Pensando em solução para problemas vivenciados por essa parcela da população, a Assembleia Legislativa da Paraíba vai debater inserção do jovem no mercado de trabalho e saúde mental da juventude durante duas sessões especiais. As proposituras, de autoria da deputada Rafaela Camaraense (PSB), foram aprovadas nesta quarta-feira (27) pelos deputados, por unanimidade. As datas das sessões ainda serão definidas em conjunto com a Secretaria Legislativa da Casa.

Uma das sessões vai debater temáticas como qualificação, mercado de trabalho, educação e qualificação. “Estamos acompanhando problemas de ordem emocional, aumento da violência dentro e fora de casa, evasão escolar, abandono de sonhos para o ingresso precoce no mercado de trabalho com o objetivo de contribuir com a renda familiar. Temos que cuidar do nosso futuro e vamos debater essas temáticas e ajudar a encontrar soluções para tantos desafios”, disse Rafaela Camaraense.

A outra sessão especial vai debater a saúde mental da juventude. a deputada lembra que levantamento realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aponta que um em cada sete jovens pode sofrer transtorno mental por causa da pandemia. “Somos uma sociedade centrada no adulto, que não dar a atenção devida aos jovens. Precisamos ouvi-los de forma mais empática e sem julgamentos. É importante tratar o assunto com a seriedade que merece, pois não é preguiça e nem frescura, é um problema grave, que coloca em risco a vida de pessoas”, disse.

Rafaela Camaraense afirma que as novas gerações poderão sentir o impacto da pandemia por anos. Isso porque os jovens tiveram que ficar longe do ambiente escolar, dos amigos e até de pessoas da família por muito tempo, elementos considerados fundamentais durante esse período de vida. “Muitos perderam pais, avós, parentes, amigos e conhecidos. Isso abala a cabeça de qualquer uma, ainda mais de um jovem que se encontra em formação”, disse.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel

João Azevêdo em seminário do Valor Econômico

João Azevêdo destaca avanços e investimentos no ensino técnico da Paraíba

Veneziano V. do Rêgo

Veneziano articula aprovação de urgência para estado de calamidade pública no RS

Justiça, erro médico

Justiça condena clínica a pagar R$ 15 mil a idoso por erro de diagnóstico

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em João Pessoa após operação da PF e que GTE se reúne amanhã

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul