Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

UFPB abrirá 30 vagas em novo curso de Gestão e Inovação de Bens e Serviços

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abrirá inscrições para 30 vagas em novo curso de especialização em Gestão e Inovação de Bens e Serviços (CEGIBS), promovido pelo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA). As inscrições serão realizadas de 7 a 22 de março, via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – Sigaa.  O valor da taxa de inscrição será de R$ 50,00.

Aprovado em setembro do ano passado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), o CEGIBS busca capacitar profissionais no desenvolvimento de atitudes empreendedoras na perspectiva da inovação de bens e serviços.

Segundo o coordenador do curso, Prof. José Mancinelli, do CCHSA, existirá um foco no trinômio ciência-tecnologia-inovação, o que vai permitir uma melhor compreensão das possibilidades e os problemas da gestão nos diversos sentidos. Ele também destacou o aprendizado de práticas de desenvolvimento de projetos, inovação e gestão, de modo a fortalecer as organizações públicas, privadas e organizações sociais sem fins lucrativos.

Das 30 vagas ofertadas, três serão destinadas a Servidores Técnicos Administrativos e/ou professores do quadro efetivo da UFPB. Não é obrigatório o preenchimento de todas as vagas da seleção. O público-alvo abrange qualquer profissional que tenha diploma de nível superior, de todas as áreas do conhecimento, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e que tenha interesse na área do curso.

O curso possui uma carga horária total de 360 horas-aula, sendo 80% aplicado dentro da metodologia de ensino a distância por meio de ambiente virtual de aprendizagem (AVA). As aulas presenciais corresponderão a 20% da carga horária de cada disciplina, correspondendo a 6 horas-aula.

O período de realização, no que se refere à primeira turma do curso, compreenderá 18 meses, de 22/06/2022 a 22/12/2023, incluindo também, o prazo para a realização e a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o período destinado aos estudos individuais e em grupo.

Para se inscrever no processo seletivo, serão necessários os seguintes documentos: requerimento de inscrição devidamente preenchido, uma foto 3×4 recente, cópia dos documentos pessoais (CPF e Documento Oficial com Foto); histórico escolar da Graduação, Currículo Lattes (com os documentos comprobatórios referentes aos últimos cinco anos), ficha de avaliação de currículo preenchida e o Pré-projeto de pesquisa, que deve atender os requisitos detalhados no edital.

Os interessados também devem anexar uma cópia frente e verso do diploma de graduação ou certidão de colação de grau em curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou diploma de graduação emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira, devidamente revalidado nos termos da lei; ou ainda declaração/certidão de colação de grau que comprove estar o(a) candidato(a) em condições de concluir o curso antes da matrícula institucional no programa.

A inscrição será finalizada somente quando o candidato preencher o formulário online e anexar, em arquivo único (obrigatoriamente em PDF), toda documentação exigida e imprimir o comprovante gerado ao final da inscrição.

O processo seletivo será composto por duas etapas. Na primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, será avaliado o pré-projeto de pesquisa, nos moldes listados no edital. A pontuação será  constituída pela média aritmética das notas atribuídas por dois avaliadores. Já na segunda etapa, de caráter classificatório, será feita a Análise Curricular e pontuação da Produção Acadêmica. Todas as etapas serão avaliadas com pontuação de 0,0 a 10,0.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 1º de junho.

Os interessados deverão ficar atentos ao edital, que será disponibilizado no Sigaa da UFPB.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

joaomamanguape (1)

João Azevêdo anuncia mais de R$ 50 milhões de investimentos durante audiência do ODE em Mamanguape

Jackson e Couto

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

pollyanaabrigo

Governo da Paraíba lança editais para investimentos em projetos na área social e em abrigos de idosos

carteira de trabalho

Taxa de desocupação na Paraíba cai para 9,9% no primeiro trimestre de 2024

crecicarteira

Novos corretores de imóveis recebem orientações sobre resoluções e documentação cartorária

ruycidade

Risco de inundação em João Pessoa ameaça 6 mil moradias, diz Ruy

cansada

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Luiz Couto 2024

Luiz Couto diz que Cartaxo tem maior densidade eleitoral e mais chance na disputa

Chuvas em JP dia 17

João Pessoa tem chuvas de 35,58 mm em 12 horas e Defesa Civil monitora áreas de risco

João Azevêdo 26

STF acata ação de João e suspende mudanças no prazo de pagamento de emendas parlamentares