Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Desembargador manda para a Justiça Eleitoral denúncia contra Ricardo e outros réus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O desembargador Ricardo Vital de Almeida enviou para a Justiça Eleitoral o processo em que o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), e outros investigados, é acusado de comandar uma organização criminosa, que teria lesado o Estado, segundo o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), em R$ 134,2 milhões.

O magistrado disse que não encontrou na denúncia apresentada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) a configuração necessário para enquadrar o grupo, composto ao todo por 35 pessoas, na conduta denunciada. Todos foram investigados no âmbito da Operação Calvário e responsabilizados por constituir, promover, financiar e integrar uma organização criminosa.

Além de Ricardo, a denúncia envolve políticos e figuras públicas, como o ex-senador Ney Suassuna e ex-secretários de estado, como o ex-procurador-geral do estado, Gilberto Carneiro e Livânia Farias (Administração).

“Como se denota, a tônica tratada na denúncia não foi o efetivo destino das supostas vantagens indevidas recebidas (não configurando a causa de pedir da pretensão acusatória), notada e compreensivelmente porque o emprego delas teria sido difuso”, disse o magistrado em sua decisão.

O desembargador Ricardo Vital de Almeida ressaltou que a investigação não apurou a suposta prática de crimes eleitorais, nem a denúncia contém imputação expressa de delito dessa natureza, “carecendo de justificativa, até então, o envio dos autos à Justiça Eleitoral para exame acerca de eventual conexão entre ilícito eleitoral e o crime de organização criminosa objeto da acusação”.

O desembargador também determinou o envio do processo ao procurador-geral do de Justiça, Antônio Hortêncio, para que seja analisada suposta existência de improbidade administrativa.

“Por entender existirem indícios notórios relativamente à prática de atos de improbidade administrativa por parte de alguns denunciados, também determino o envio de cópia integral destes autos, desta feita ao excelentíssimo senhor procurador-geral de Justiça do Estado da Paraíba, para conhecimento e providências que entender cabíveis”, disse em seu despacho.

De acordo com a denúncia, o grupo liderado pelo ex-governador Ricardo Coutinho “foi pródigo na criação de mecanismos e condutas que pudessem render aos seus componentes a apropriação de verbas públicas, praticando fraudes das mais diversas matizes, sobretudo por meio da utilização de organizações sociais e a adoção massiva de métodos fraudulentos de contratação de fornecedores, seja por inexigibilidade de licitação, seja por processos licitatórios viciados, sem olvidar da aquisição superfaturada de produtos e serviços e da lavagem de dinheiro; tudo inserido no seio de um silêncio obsequioso dos órgãos de persecução e controle estaduais”.

Segundo a denúncia, o investigado esquema criminoso, conforme argumentações ministeriais, nutria-se da prática de diversos crimes, a exemplos de corrupção (ativa e passiva), lavagem de dinheiro, peculato, dentre outros, sempre visando a obtenção de vantagens ilícitas por seus integrantes, em detrimento das reais necessidades da coletividade.

“As investigações, realizadas e em curso, apontam, sugestivamente ao menos, o enriquecimento ilícito de autoridades políticas (capitaneadas pelo ex-governador da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho), servidores públicos outros e agentes do setor privado (empresários, operadores financeiros, advogados), às custas de dinheiro público desviado criminosamente”, diz a peça acusatória.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Justiça, erro médico

Justiça condena clínica a pagar R$ 15 mil a idoso por erro de diagnóstico

luizcoutofrente

Couto diz que PT adiou decisão em João Pessoa após operação da PF e que GTE se reúne amanhã

Emerson Panta, prefeito de Santa Rita

Oposição aciona Panta por gastos “exorbitantes” com cachês de artistas no São João

CMJP 2024

Homenagens movimentam a Câmara de João Pessoa esta semana

EPC-google-maps-e1680606503947

EPC convoca nova lista de candidatos aprovados em concurso

Comerciantes São João de Campina

Começa hoje recadastramento de comerciantes de bebidas da arena show do Parque do Povo

Porto Alegre, Rio grande do sul

Governo do RS dispara alerta para risco de enchentes em municípios da região sul

michellecbf

Michele Ramalho é escolhida para representar federações do Nordeste em conselho da CBF

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa passa bem depois de cirurgia e já aguarda alta

ilamiltonsimplicio

Idoso que agrediu menino com golpe de foice é preso em Piancó