Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Morre a escritora Lya Luft, aos 83 anos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A escritora gaúcha Lya Luft faleceu nesta quinta-feira (30), aos 83 anos, em Porto Aelgre. A morte da autora, que lutava contra um câncer, foi confirmada ao GLOBO por amigos de sua família. Autora de 31 títulos, como “O quarto fechado”, “As parceiras” e “Perdas e ganhos”, Lya foi, durante anos, colunista da revista Veja. A escritora era viúva do dicionarista Celso Luft, autor do dicionário que leva seu sobrenome.

Lya publicou seu primeiro livro em 1964, a antologia de poemas “Canções de liminar”. Em 1972, lançou outro livro de poesia, “Flauta doce”. Estreou na prosa em 1978 com um volume de contos: “Materia do cotidiano”, publicado pela Nova Fronteira. Encorajada pelo editor Pedro Paulo Sena Madureira, enveredou pelo romance e, em 1980, lançou “As parceiras”, no qual a narradora Anelise se vê às voltas com os fantasmas da avó, das dias, da irmã e de uma amiga e com a história própria família, marcada pela loucura. No ano seguinte, publicou “A asa esquerda do anjo”, que acompanha a filha de uma rígida família alemã do Sul do Brasil.

Em 2001, Lya recebeu o prêmio da União latina pela tradução de “Lete: arte e crítica do esquecimento”, do filólogo alemão Harald Weinrich. Em 2013, o romance “O tigre na sombra” arrematou o prêmio da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Lya nasceu em 15 de setembro de 1938, em Santa Cruz do Sul, numa família de ascendência alemã. Leitora desde a infância, aos 11 anos, Lya já recitava poemas de Goethe e Schiller. Estudou pedagogia e letras anglo-germânicas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) o obteve os títulos de mestre em linguística pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) e doutora em literatura brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também deu aula. Traduziu escritores como Vigina Woolf, Rainer Maria Rilke, Hermann Hesse, Doris Lessing e Thomas Mann.

Aos 25 anos, casou-se com Celso Pedro Luft, que ela conheceu durante uma prova de vestibular, para a qual se atrasara. Em 1985, separou de Luft para viver com o psicanalista Hélio Pellegrino, que faleceu em 1988. Em 1992, voltou a viver com Luft, de quem ficou viúva em 1995. Com Luft, Lya teve três filhos: Susana, André e Eduardo.

 

O Globo

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cartaxo12

Hospital informa que Luciano Cartaxo deve ter alta em breve

chuvaspatos

Chuva forte alaga ruas na tarde deste domingo em Patos

chuva agua FOTO Pixabay_

Paraíba inicia semana com alertas de acumulado de chuva

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

faxineira limpeza FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre