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Divulgação internacional da cultura brasileira é objetivo dos principais projetos do país

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Ao longo dos últimos anos, o Brasil tem mostrado uma forte posição na divulgação do seu potencial, da sua cultura e também da língua portuguesa. Com projetos que vão desde a Rede de Ensino do Itamaraty até a criação de museus focados no artesanato brasileiro, a promoção desta temática assume um lugar de destaque nas pautas do país, adquirindo projeção com a popularização da internet pelo mundo. 

Entre as mais diversas áreas de atividade, o setor turístico é um dos maiores impulsionadores deste fenômeno, e é aqui que a Paraíba garante a sua força. Considerado um Estado de referência para esta atividade econômica, de acordo com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), só no final de 2020 a região recebeu mais de 130 mil hóspedes. 

Já de uma perspectiva geral, comprova-se que não só os estrangeiros estão interessados em conhecer mais o país, mas também os próprios brasileiros pretendem viajar dentro do Brasil. Segundo a empresa Amadeus, pesquisas de viagens de avião entre cidades como São Paulo e Rio de Janeiro cresceram mais de 100% no decorrer de junho de 2021, quando comparadas ao mesmo período do ao anterior.

Promoção da língua portuguesa pelo mundo

Acredita-se que um dos maiores patrimônios de um país é o seu idioma e, por isso, o Brasil tem desenvolvido um trabalho em prol da divulgação da língua portuguesa.

Entre os principais projetos nesse sentido destaca-se a Rede de Ensino do Itamaraty, uma iniciativa que disponibiliza ao público internacional diversos cursos sobre o idioma português.

Também o Museu da Língua Portuguesa, localizado em São Paulo, demonstra a intenção de promoção e valorização do idioma, ao reunir um conjunto de atividades lúdicas e imersivas. Fechado desde 2015 por conta de um incêndio, o espaço vai reabrir no final deste mês com a exposição “Língua Solta”, uma mostra de 180 artefatos que ficará disponível para visitas até outubro.

Não há nada mais nosso que a cultura

Espaços como o Museu Imperial ou o Instituto Ricardo Brennand são nomes bem conhecidos entre os brasileiros. No entanto, o fomento da cultura brasileira também passa por espaços como o Museu do Artesanato Janete Costa, um local que, além de contar com salas de exposição e uma biblioteca, apresenta mais de mil artigos de autoria paraibana.

E se a arte popular é uma ferramenta de divulgação da cultura do país, na verdade não há nada mais brasileiro que a sua música. Apresentando inúmeros gêneros de criação exclusivamente nacional, o Brasil chega a ouvintes dos quatro cantos do mundo através dos seus ritmos, destacando-se o clássico samba, o sertanejo e o funk carioca — que, ao lado do Reggaeton do Panamá, é considerado um dos gêneros latinos mais internacionalizados da história.

Tecnologia e cultura de mãos dadas

O advento da tecnologia e a sua presença em praticamente todos os momentos do nosso dia a dia conduziu a uma sociedade mais conectada entre si e com tudo o que a rodeia. Afinal, de acordo com os dados divulgados pelas plataformas We Are Social e Hootsuite, mais de 4 bilhões de pessoas estão ligadas à internet no mundo todo. 

Com o acesso à informação democratizado dessa maneira, não é de estranhar que grande parte da divulgação do conteúdo brasileiro parta desta ferramenta, principalmente no que diz respeito ao universo do entretenimento.

De um lado encontram-se os serviços de streaming brasileiros que, com propostas como a GloboPlay, divulgam o melhor das produções nacionais e internacionais, conquistando inúmeros assinantes em todo o mundo. Por outro lado, está o universo dos cassinos online, que leva a língua portuguesa mais longe enquanto conquista jogadores, apresentando opções que vão desde os clássicos jogos de mesa, como é o caso do blackjack ou do poker, até as slots mais populares do país, como Samba Brazil e Brazilian Beauty.

Contudo, é nas redes sociais que muito da audiência estrangeira se rende ao Brasil, com o YouTube a apresentar um dos papéis mais determinantes nesta divulgação. Nomes como Whindersson Nunes são conhecidos além-fronteiras e, com um canal com mais de 42 milhões de inscritos, o youtuber e humorista do Piauí é um dos mais seguidos do mundo.

Ainda que com um público-alvo diferente, também Felipe Neto é um dos usuários mais famosos da plataforma e, reunindo 42,5 milhões de inscritos, conquista uma audiência transversal a vários países de língua portuguesa. Batendo recordes ao arrecadar 1 milhão de seguidores em 24 horas, já são várias as biografias vendidas fora do Brasil acerca da vida desta personalidade.

Assim, é fácil perceber que são inúmeras as fontes de promoção da cultura brasileira e todas as suas vertentes, desde recursos naturais que falam por si só até o uso das ferramentas tecnológicas para a divulgação de conteúdo brasileiro.

 

 

 

Foto: Maurício Santos (Unsplash)

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