Município e PM devem adotar medidas para proibir festa em Pocinhos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou, nesta terça-feira (1º/09), ao prefeito de Pocinhos, aos secretários de Serviços Urbanos e do Meio Ambiente do município e ao 15º Batalhão da Polícia Militar (PM) a adoção das medidas legais cabíveis para proibir a realização da festa programada para a próxima sexta-feira (4/09), na casa de shows “Barrajão”, localizada na cidade. A medida visa coibir a aglomeração de pessoas e prevenir a propagação do novo coronavírus.

A recomendação foi expedida pela promotora de Justiça de Pocinhos, Fabiana Mueller, após receber ofício encaminhado pela Polícia Militar, comunicando que a realização desse evento, que anuncia a participação de uma banda, compromete as medidas de enfrentamento da pandemia da covid-19 e coloca em risco a saúde e a segurança de todos.

A recomendação ministerial diz que o prefeito, os secretários e a PM devem adotar as medidas necessárias para assegurar o estrito cumprimento das medidas de isolamento social, proibindo em todo o território municipal a realização de carreatas, passeatas, festas em bares e casas de shows, e quaisquer eventos que promovam a aglomeração de pessoas.

A proibição deve durar enquanto o município não estiver na “bandeira verde”, da classificação feita pelo Governo do Estado, conforme o plano “Novo Normal Paraíba”, previsto no Decreto 40.304, de junho de 2020, que versa sobre as regras para a reabertura gradativa das atividades, em decorrência da pandemia da covid-19. Atualmente, Pocinhos está na “bandeira laranja”, em que está proibida a realização de eventos que promovam aglomeração de pessoas, nos municípios e/ou região metropolitana onde há casos registrados da doença.

Conforme explicou a promotora de Justiça, a recomendação leva em consideração o direito à saúde previsto na Constituição Federal, bem como a precariedade da rede de assistência de Pocinhos – que tem como referência, para média e alta complexidade hospitalar, os municípios de João Pessoa e Campina Grande -, e o crescimento de casos de covid-19, no município. Até o último dia 28 de agosto, a cidade registrava 47 casos suspeitos da doença e dois óbitos. “A realização de eventos com aglomeração de pessoas, mesmo após a covid-19 já ter matado mais de 100 mil brasileiros, apresenta-se como o mais completo desrespeito pela vida humana”, argumentou Mueller.

Fiscalização

O prefeito e os secretários de Serviços Urbanos e do Meio Ambiente do município deverão fiscalizar o cumprimento das proibições com o apoio da Polícia Militar e comunicar à Secretaria Municipal de Saúde e aos demais setores de Vigilância à Saúde do município sobre a recomendação, dando a ela a mais ampla divulgação junto aos meios de comunicação.

Em caso de descumprimento, a promotoria vai adotar as providências extrajudiciais e/ou judiciais cabíveis, com os eventuais desdobramentos administrativos, cíveis e/ou penais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa