Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Promotoria promove audiência para discutir obras de saneamento em Bayeux

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Promotoria de Justiça de Bayeux vai promover, no próximo dia 26, uma audiência para discutir o saneamento básico no município. O evento será realizado no auditório do Fórum de Bayeux, às 8h, e deverá contar com a participação de representantes da Cagepa, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Infraestrutura. Foram convidados também representantes da Câmara Municipal de Vereadores e das associações de bairro do município.

A 5ª Promotoria de Justiça de Bayeux acompanha a implantação do esgotamento sanitário de Bayeux através do procedimento administrativo nº 013.2017.000016. Segundo a promotora Fabiana Lobo, em agosto de ano passado, foi realizada uma audiência em que a Cagepa, responsável por executar essas obras, falou sobre o assunto. Uma das informações repassadas foi que até abril deste ano, seria concluída a construção do interceptor que vai garantir a coleta e o tratamento de esgoto nos bairros Centro, Sesi e São Bento.

Posteriormente, a companhia comunicou que a previsão para a conclusão da obra foi ampliada para junho. No entanto, em visita realizada este mês pela Secretaria de Infraestrutura Municipal a pedido da promotoria, foi constatada a paralisação das obras do interceptor. Por conta disso, foi designada a audiência pública.

Esgoto sem tratamento

Segundo os gestores, todo o esgoto produzido em Bayeux é despejado na maré sem tratamento. A baixa cobertura de saneamento básico do município (9%) é comparável a índices presentes em países africanos que estão em situação de guerra e inferior à taxa existente em países como Serra Leoa (13%) e Níger (9,05%).

Para a promotoria, o problema tem provocado grave dano ambiental e prejuízos incalculáveis à saúde da população (que equivale a quase 100 mil habitantes), visto que além de diarreias, inúmeras doenças são causadas pela precariedade nesse serviço, como febre tifóide, cólera, hepatite A, leptospirose, poliomelite e verminoses.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ub (1)

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

vacinacao-contra-a-gripe-para-idosos

Paraíba amplia oferta da vacina contra gripe para toda população

fc7f10f1-5184-41b0-8fae-ca436c6623cc

Camilo Santana lança na Paraíba nesta sexta o programa Pé-de-Meia

joaovivacentro

Governador participa de abertura da Feira de Negócios “Viva o Centro”

PMATIRA (1)

PM vai a Júri por homicídio e tentativa homicídio em pizzaria de João Pessoa

hamburgada (1)

Trabalhadores da Unipão são surpreendidos com ‘hamburgada’ especial

ibgeprefs (1)

Parceria com IBGE torna João Pessoa a 1ª cidade do país a fazer cadastro conjunto de endereços

PM 12bpm

Operação da PM conduz 64 pessoas para delegacias e apreende armas de fogo

Marconi Perillo

Presidente nacional do PSDB diz que houve erro e aciona STF para anular ação contra eleição de Galdino

Cícero Lucena hoje 2

Cícero autoriza obras para reconstrução de praça no Castelo Branco e projeta bairro 100% pavimentado