Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Alimentos produzidos por assentados vão alimentar famílias carentes na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Agricultores familiares de aproximadamente 150 assentamentos da reforma agrária, áreas de acampamentos e pequenas propriedades do litoral ao sertão da Paraíba começaram a fornecer, esta semana, alimentos a cerca de 60 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social em 36 municípios no estado.

A aquisição da produção dos agricultores familiares faz parte das medidas sociais de enfrentamento da pandemia de Covid-19 anunciadas pelo governador João Azevêdo e contempla a distribuição de 40 toneladas de pescado, 30 toneladas de frango e 400 toneladas de frutas, raízes, legumes e cereais em municípios paraibanos com baixa cobertura de programas sociais. Os investimentos somam R$ 3 milhões.

Cerca de 1,2 mil famílias participantes de 30 entidades ligadas à União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) – Seccional Paraíba, à Comissão Pastoral da Terra (CPT) e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão envolvidas de forma direta e indireta no processo de comercialização.

A distribuição dos alimentos está sendo coordenada pela Secretaria Executiva de Economia Solidária, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, e tem por objetivos fortalecer a segurança alimentar de famílias carentes e a agricultura familiar, que passou a enfrentar problemas de escoamento da produção por conta da pandemia.

De acordo com o presidente da Unicafes-PB, o agricultor Jaciel Franklin Pereira da Silva, do Assentamento Canudos, no município de Sobrado, a ação vai permitir o escoamento e a comercialização da diversificada produção dos pequenos agricultores e contribuir com a continuidade do desenvolvimento da atividade agrícola em todo o estado neste momento em que a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que as pessoas permaneçam em casa, em isolamento social.

Segurança alimentar e econômica

Segundo a secretária executiva da Economia Solidária, Roseana Meira, entidades que prestam assistência a pessoas carentes, a exemplo do Hospital Padre Zé, em João Pessoa, e de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, também serão beneficiadas com a distribuição dos dez itens alimentícios contemplados pela ação: abacaxi, banana, mamão, batata-doce, inhame/cará, macaxeira in natura, macaxeira congelada, jerimum, milho e polpas de frutas variadas.

Roseana Meira explicou que a ação tem dois eixos: oferecer alimentação saudável a famílias em situação de vulnerabilidade social e dinamizar a economia.

O transporte dos produtos está sendo feito pelos próprios agricultores familiares e suas entidades de representação, como cooperativas, associações e movimentos sociais rurais, com o apoio da Unicafes-PB e do governo do estado.

Os alimentos são levados a pontos regionais de distribuição espalhados pelo estado e, em seguida, enviados para os municípios, que farão a entrega diretamente às entidades beneficiárias.

A distribuição dos alimentos é feita de forma a evitar aglomerações, com a entrega nas casas das pessoas com dificuldades de locomoção e com filas respeitando a distância mínima entre os beneficiários.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Três vítimas do desabamento de casa de shows seguem internadas no Trauma, uma na UTI

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Anteriores

vacinacao-contra-a-gripe-para-idosos

Paraíba amplia oferta da vacina contra gripe para toda população

fc7f10f1-5184-41b0-8fae-ca436c6623cc

Camilo Santana lança na Paraíba nesta sexta o programa Pé-de-Meia

joaovivacentro

Governador participa de abertura da Feira de Negócios “Viva o Centro”

PMATIRA (1)

PM vai a Júri por homicídio e tentativa homicídio em pizzaria de João Pessoa

hamburgada (1)

Trabalhadores da Unipão são surpreendidos com ‘hamburgada’ especial

ibgeprefs (1)

Parceria com IBGE torna João Pessoa a 1ª cidade do país a fazer cadastro conjunto de endereços

PM 12bpm

Operação da PM conduz 64 pessoas para delegacias e apreende armas de fogo

Marconi Perillo

Presidente nacional do PSDB diz que houve erro e aciona STF para anular ação contra eleição de Galdino

Cícero Lucena hoje 2

Cícero autoriza obras para reconstrução de praça no Castelo Branco e projeta bairro 100% pavimentado

Tio Paulo

Caso ‘tio Paulo’: Justiça manda soltar mulher que levou cadáver a banco